"Gravidade" lidera Bafta, mas "12 Anos de Escravidão" ganha como o melhor filme

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

O suspense espacial "Gravidade", que concorria à mesma categoria, levou o prêmio britânico de melhor direção e venceu em mais outras cinco categorias

A premiação da 67ª edição do BAFTA da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema escolheu "12 Anos de Escravidão" como o melhor filme. No entanto, na categoria de melhor direção, o vencedor foi "Gravidade", de Alfonso Cuarón, que ainda levou outros cinco prêmios. A entrega aconteceu no Royal Opera House, em Londres, neste domingo (16).

Cate Blanchett ganha o Bafta de melhor atriz. Foto: Joel Ryan/Invision/APO ator Chiwetel Ejiofor, ganhador do Bafta de melhor ator. Foto: Joel Ryan/Invision/APA atriz Helen Mirren. Foto: Joel Ryan/Invision/AP

"Gravidade" ganhou ainda nas categorias de melhores efeitos visuais, fotografia, trilha sonora original, sonoplastia e melhor filme britânico. Nesta última, o longa espacial com Sandra Bullock concorreu com "Mandela: Long Walk to Freedom","Philomena","Rush: No Limite da Emoção","Walt nos Bastidores de Mary Poppins" e "The Selfish Giant".

O Bafta de melhor ator foi para Chiwetel Ejiofor, protagonista de "12 Anos de Escravidão", categoria na qual Leonardo di Caprio concorria por "O Lobo de Wall Street". Como melhor atriz, Cate Blanchett, de "Blue Jasmine", ganhou a premiação.

Divulgação
Cena de "12 Anos de Escravidão"

Por melhor atriz coadjuvante, Jennifer Lawrence recebeu o prêmio por seu trabalho em "Trapaça", que também ganhou como o melhor roteiro original. Já o prêmio de melhor ator coadjuvante foi para o ator somali-americano Barkhad Abd, que fez sua estreia em "Capitão Phillips", dirigido por Paul Greengrass.

Na categoria de melhor animação, "Fronzen - Uma Aventura Congelante" levou o prêmio. O melhor filme de língua não-inglesa foi "A Grande Beleza", filme italiano do diretor Paolo Sorrentino. O longa que ganhou a categoria de melhor roteiro adaptado foi o britânico "Philomena", comédia dirigida por Stephen Frears.

Pessoalmente, o príncipe William entregou à atriz Helen Mirren o prêmio honorário pelo conjunto de sua obra. Em sua carreira, Mirren interpretou três rainhas britânicas, além de ter conquistado um Oscar, quatro Baftas, três Globos de Ouro, quatro Emmy e dois prêmios como melhor atriz do festival de Cannes.

Veja a lista completa de vencedores:

Melhor filme: "12 Anos de Escravidão"
Melhor diretor: "Gravidade", de Alfonso Cuarón
Melhor ator: Chiwetel Ejiofor, por "12 Anos de Escravidão"
Melhor atriz: Cate Blanchett, por "Blue Jasmine"
Melhor ator coadjuvante: Barkhad Abdi, "Capitão Phillips"
Melhor atriz coadjuvante: Jennifer Lawrence, "Trapaça"
Melhor filme britânico: "Gravidade"
Melhor filme britânico de estreia de roteirista, diretor ou produtor: "Kelly + Victor", de Kieran Evans (diretor e roteirista)
Melhor filme de língua não-inglesa: "A Grande Beleza" (Itália)
Melhor filme de animação: "Frozen - Uma Aventura Congelante"
Melhor documentário: "O Ato de Matar"
Melhor roteiro original: "Trapaça"
Melhor roteiro adaptado: "Filomena"
Melhor trilha sonora original: "Gravidade"
Melhor fotografia: "Gravidade"
Melhor edição: "Rush - No Limite da Emoção"
Melhor design de produção: "O Grande Gatsby"
Melhor figurino: "O Grande Gatsby"
Melhor sonoplastia: "Gravidade"
Melhores efeitos visuais: "Gravidade"
Melhor maquiagem: "Trapaça"
Melhor curta de animação: " Sleeping with the Fishes"
Melhor curta britânico: "Room 8"
Melhor ator ou atriz em ascensão: Will Poulter
Prêmio pelo conjunto da obra: Helen Mirren

Leia tudo sobre: baftapremiaçãooscar12 anos de escravidãogravidadecinemafilme

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas