Pachauri afirma que combate ao aquecimento global economiza custos

Chefe do IPCC disse que tempo está se esgotando para a diminuição dos níveis de emissão dos gases causadores do efeito estufa

Associated Press |

Getty Images
Pachauri alerta que o tempo está se esgotando
O chefe da comissão de ciência do clima da ONU disse aos negociadores do clima, nesta quarta-feira (30), que o aquecimento global está causando risco à humanidade e crescentes custos financeiros. Ele afirmou também que a contenção das emissões de carbono trará uma série de benefícios.

Rajendra Pachauri, chefe do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês, um órgão científico da ONU), resumiu quais são os possíveis desastres ligados ao aquecimento global. Ele se pronunciou na Conferência do Clima que acontece em Durban, na África do Sul.

Embora não tenha dado prazos, a conclusão foi que o tempo está se esgotando para a diminuição dos níveis de emissão dos gases causadores do efeito estufa. “Ondas de calor, que ocorriam a cada 20 anos vão se repetir todos os anos no fim deste século”, disse.

Leia também:
At ivistas anunciam que irão ocupar centro da COP-17

WWF pede que líderes mundiais façam acordo para continuar com Kyoto

Ele afirmou que áreas costeiras e ilhas estão ameaçadas por inundações provocadas pelo aquecimento global, a agricultura irrigável na África vai diminuir pela metade e muitas espécies vão desaparecer. Dentro de uma década mais de 250 milhões de pessoas vão sofre com a falta de água.

“O aumento de desastres climáticos tem demandando altos encargos, com alguns países pobres esgotando 90% da dívida interna para tratar das consequências de tempestades, secas e enchentes”, disse.

Veja os infográficos:
Como acontece o aquecimento global
Quem são os maiores emissores


Pachauri disse que muitos impactos podem ser “evitados, reduzidos ou adiado”, pela redução de emissões.

De acordo com o cientista indiano, para estabilizar a concentração de carbono na atmosfera seria necessário desacelerar o crescimento econômico por 0,12% o ano, mas estes custos poderiam ser compensados pela melhoria na saúde, segurança energética e segurança do fornecimento de alimento.

    Leia tudo sobre: ipcccopdurbanaquecimento global

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG