O ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) vai ser o novo ministro da Educação do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , a partir de janeiro de 2023. A decisão final sobre o nome de Santana foi tomada na noite dessa segunda-feira (19).
O convite foi feito ao senador eleito na última semana e a decisão não foi anunciada formalmente porque dependia de uma conversa de Lula com a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), que também era cotada para assumir o ministério.
O petista havia decidido aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, mas abriu exceção para alguns nomes, como o de Camilo Santana.
Izolda, que é ex-pedestista e atualmente está sem partido, vai ocupar a Secretaria de Educação Básica no futuro governo.
No encontro decisivo, em Brasília , além de Lula e Izolda, estavam presentes o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) , o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) , e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas .
Até o momento, Lula anunciou formalmente seis nomes para assumir os ministérios de seu governo , a partir do ano que vem:
- Fernando Haddad (Fazenda)
- Flávio Dino (Justiça)
- Rui Costa (Casa Civil)
- Margareth Menezes (Cultura)
- José Múcio Monteiro (Defesa)
- Mauro Vieira (Relações Exteriores)
Os demais devem ser anunciados ao longo desta semana . No total, serão 37 ministérios, 14 pastas a mais que no atual governo, de Jair Bolsonaro (PL). São eles:
- Casa Civil
- Secretaria-Geral da Presidência
- Relações Institucionais
- Secretaria de Comunicação
- Gabinete de Segurança Institucional
- Advocacia-Geral da União
- Controladoria-Geral da União
- Agricultura e Pecuária
- Ciência e Tecnologia
- Cultura
- Defesa
- Planejamento e Orçamento
- Indústria e Comércio
- Educação
- Gestão e Inovação
- Igualdade Racial
- Integração e Desenvolvimento
- Justiça e Segurança
- Pesca
- Previdência
- Cidades
- Saúde
- Comunicação
- Minas e Energia
- Mulheres
- Portos e Aeroportos
- Desenvolvimento Agrário
- Turismo
- Direitos Humanos
- Povos Indígenas
- Transportes
- Esporte
- Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome
- Meio Ambiente
- Trabalho e Emprego
- Fazenda
- Relações Exteriores
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.