Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições 2022
João Miguel Júnior/TV Globo - 29.09.2022
Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições 2022

presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que irá comparecer ao debate da TV Bandeirantes no próximo domingo (9) para o segundo turno . Este será o primeiro embate somente entre o atual mandatário e o adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , que ficou à frente do primeiro turno das eleições 2022 .

“Já tem o 1º [debate] marcado? Vamos lá”, disse Bolsonaro em entrevistas a jornalistas no Palácio do Planalto. Ele estava ao lado de Cláudio Castro (PL), eleito governador do estado do Rio de Janeiro.

Após o resultado das urnas, o presidente declarou que iria estar presente nos debates eleitorais com o ex-presidente Lula. Segundo Bolsonaro, a participação nos eventos seria bom para “convencer as pessoas qual o melhor lado para elas”.

O chefe do Executivo foi a todos os três debates presidenciais antes do primeiro turno, diferentemente das eleições de 2018, em que ele só compareceu aos dois primeiros. 

Apoio a Bolsonaro

Jair Bolsonaro ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições, mas já recebeu apoio de governantes e novos senadores após o pleito. O governador do Rio, Cláudio Castro, formalizou o apoio ao atual mandatário no segundo turno .

No discurso, Castro fez uma série de elogios a Bolsonaro, focando na questão econômica do estado.

"Sou do partido do presidente, sou apoiador do presidente, não tinha como eu não vir aqui e tentar me esforçar muito para o Rio ser a capital da vitória da eleição do presidente Bolsonaro", disse ele.

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)  anunciou  apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira.

"Não poderia também deixar neste momento de estarmos aqui, colocando as nossas divergências de lado, eu sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro. Sabemos que em muitas coisas convergirmos e em outras, não. Mas é o momento em que o Brasil precisa caminhar para frente, e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário [Lula]", afirmou Zema.

O ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) , também declarou apoio ao presidente. O novo senador eleito pelo Paraná foi Ministro da Justiça do governo de Bolsonaro.

“Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro”, declarou Moro nas redes sociais nesta terça.

Eleições gerais 


Com 100% das urnas apuradas, Lula terminou com 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,20% . Apesar de uma expectativa por parte dos petistas de uma possível vitória no primeiro turno, a eleição será decidida em 30 de outubro. O vencedor irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026.

atual presidente começou a apuração em primeiro lugar e com uma vantagem de cerca de sete pontos sobre Lula, mas o petista virou a disputa e conseguiu terminar em primeiro com uma vantagem de mais de 6 milhões de votos.

Ciro Gomes (PDT) , que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, terminou em quarto, atrás da senadora Simone Tebet (MDB). O pedetista teve 3,05% dos votos e a emedebista, 4,16%. Votos brancos somaram 1,59% e nulos, 2,82%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!