Lula e Bolsoanro durante debate na TV Globo
Reprodução/TV Globo - 30.09.2022
Lula e Bolsoanro durante debate na TV Globo

Depois de 90% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume a liderança com 46,93% dos votos contra 44,48% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) aparecem a seguir, com 4,32% e 3,08% dos votos. Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) têm menos de 1%. Votos nulos representam 2,79% e brancos, 1,60% nas eleições 2022 .,

Lula começou com 41,41% e foi crescendo, agora está com 46,93% dos votos, em primeiro lugar.

Jair Bolsonaro liderava desde o começo da apuração, mas a vantagem foi diminuindo conforme os estados vão atualizando a votação. O presidente começou com 48,37% e chegou a bater 48,95% dos votos, mas viu os dados caírem e agora bate 44,48%.

Simone Tebet e Ciro Gomes viram os números caírem. Tebet chegou a ter 5,22% e agora está com 4,32%. Ciro começou com 3,61%, agora tem 3,08%.

Urnas fechadas

Às 17h do horário de Brasília, os portões de todas as seções eleitorais do Brasil foram fechados . As seções foram abertas nos 27 estados da Federação, às 8h, em todo o país. Mais de 156 milhões de brasileiros estavam aptos a votar nas  eleições  deste domingo (2).

Devido às filas registradas em diversas zonas eleitorais, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Claudio Corrêa, afirmou em entrevista coletiva que a votação pode se estender até 19h em alguns lugares. No entanto, só poderão votar depois das 17h os eleitores que entraram nos locais de votação antes desse horário.

Veja como vai funcionar a apuração dos votos

Após o último eleitor ter registrado seu voto, o presidente da mesa eleitoral finaliza o processo de votação e a urna imprime o BU (boletim de urna), com as seguintes informações:

  • Identificação da seção e da zona eleitoral;
  • Total de eleitores que podem votar naquela seção;
  • Total de eleitores que votaram;
  • Total de eleitores que faltaram;
  • Código de identificação da urna eletrônica;
  • Data e hora do início da votação;
  • Data e hora do encerramento da votação;
  • Votação individual para cada candidato, partido e para cada legenda partidária, agrupados por cargo;
  • Total de votos em branco e nulos;
  • Total de votos apurados por cargo;
  • Sequência de caracteres para validação do boletim de urna.

Todos esses dados que aparecem no boletim são registrados dentro da mídia de modo codificado. Após a impressão do BU, as mídias eletrônicas são extraídas pelo presidente da seção e enviadas dentro de um envelope selado para um local da zona eleitoral por um fiscal. Nesse local a mídia é aberta, e tem a sua autenticidade verificada e, então, seus dados são transmitidos por meio de uma VPN (uma espécie de túnel digital que cria uma conexão segura pela internet) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) .

Por uma questão de segurança, todos os dados contidos na Memória de Resultado continuam armazenados em um cartão de memória dentro da urna, funcionando como um tipo de backup, caso haja algum problema com o dispositivo que foi extraído. 

Diferente do que muitos pensam, a urna não é ligada à internet e não possui nenhum sistema de transmissão de dados.

TSE substituiu 3.222 urnas até as 16 horas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (2) que, até as 16 horas (horário de Brasília), foram substituídas 3.222 urnas eletrônicas por problemas apresentados no aparelho . O montante representa 0,60% do total. 

Ao todo, o TSE tem 472.075 urnas ativas em seções eleitorais e outras 63.185 de reserva para eventuais problemas. Segundo o TSE, a taxa de substituição ficou por volta de 1,5% nas eleições anteriores.

Ex-ministras de Bolsonaro eleitas

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), está matematicamente eleita senadora no Distrito Federal . Com 90,66% das urnas apuradas, a ex-ministra chega a 644.904 votos e teve a vitória confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ex-ministra da Agricultura e Pecuária do governo de Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP) está matematicamente eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul, com 60,00% dos votos , de acordo com apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, 84,32% das urnas já foram apuradas.

Ela deixou para trás o também ex-ministro de Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta (DEM), que teve 15,51%, seguido por Tiago Botelho (PT) com 12,40% e o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD) com 10,86%. Votos brancos e nulos somaram 12,25%.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!