Papas João Paulo 2º e João 23 vão se tornar santos, anuncia Vaticano

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Francisco aprovou 2º milagre atribuído ao papa polonês e decidiu canonizar João 23 sem dois milagres aprovados

O Vaticano confirmou nesta sexta-feira a canonização dos papas João Paulo 2º e João 23. Segundo a Santa Sé, papa Francisco , atual pontífice, aprovou um segundo milagre atribuído a João Paulo 2º. Ele liderou a Igreja Católica Romana de 1978 a 2005.

Entenda: Segundo milagre abre caminho para tornar João Paulo 2º santo

2011: Mais de 1 milhão assiste à beatificação de João Paulo 2º

AP
Mulher passa por cartaz na Cracóvia, na Polônia, país onde o Papa João Paulo 2º (2011)

Em uma demonstração de sua autoridade papal, Francisco decidiu também tornar João 23 santo, embora o Vaticano não tenha confirmado um segundo milagre atribuído por sua intervenção. O Vaticano afirmou que Francisco tinha o poder para "dispensar" o processo normal de "santificação" e canonizar João 23 ele mesmo, por seus próprios méritos, sem um milagre.

Maio: Papa Francisco faz primeiras canonizações de seu pontificado

NYT: Beatificação de João Paulo 2º leva a críticas e polarização

É esperado que as cerimônias aconteçam no final do ano. A data de 8 de dezembro foi cogitada como uma possibilidade, dia da festa da Imaculada Conceição. A mídia polonesa continua a afirmar que outubro era a data mais provável, para marcar o aniversário da eleição de João Paulo, mas autoridades do Vaticano afirmaram que era muito cedo para organizar um evento tão grandioso.

O porta-voz do Vaticano, o reverendo Federico Lombardi, confirmou que o milagre que tornou João Paulo 2º santo estava relacionado a uma mulher costa riquenha.

Leia: Costa Rica terá relíquia com sangue de papa João Paulo 2º

O jornal católico espanhol La Razón a identificou como Floribeth Mora, e disse que ela havia sofrido um aneurisma cerebral, que foi inexplicavelmente curado em 1º de maio de 2011 - no dia da beatificação de João Paulo, quando 1,5 milhão de fiéis lotaram a praça São Pedro para honrar o pontífice.

Em uma série de reportagens no final do mês, o La Razón afirmou que Mora acordou com uma dor de cabeça muito forte em 8 de abril e foi para o hospital, onde seu estado de saúde piorou em um ponto que ela foi para a casa com um diagnóstico de um mês de vida. Sua família diz ter rezado para João Paulo 2º e o anerurisma desapareceu.

Sexta: Polícia prende clérigo do Vaticano em investigação

O La Razón citou seu médico, Alejandro Vargas, que disse: "Surpreendeu-me muito o aneurisma ter desaparecido. Não consigo explicar isso baseado na ciência."

O pontífice emérito Bento 16 colocou João Paulo 2º, que se tornou papa em 1978, em um acelerado processo para a santificação ao dispensar o tradicional período de cinco anos, permitindo sua beatificação semanas depois da sua morte em 2 de abril de 2005. Bento 16 respondeu aos pedidos de "Santo Subito!" ou "Santidade Imediatamente" feitos pelo público durante o funeral de João Paulo.

Mas restam preocupações de que o processo tenha sido rápido demais. Por isso, a decisão de canonizar João Paulo 2º com João 23 pode ser vista como uma tentativa de equilibrar essas preocupações, beatificando um papa ao lado de outro. Esse foi o caso em 2000, quando João Paulo beatificou João 23 (1958-1963), apelidado de "o bom papa", ao lado do papa Pio 9º.

*com Reuters e AP

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas