Prova fará parte do programa Alfabetização na Idade Certa, que deve ser lançado ainda este ano

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal pretende avaliar a alfabetização das crianças aos 8 anos de idade a partir de 2013. De acordo com o ministro, a avaliação será uma ampliação da Provinha Brasil, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental de forma amostral, e fará parte do programa Alfabetização na Idade Certa .

Olimpíada de Língua Portuguesa : Mercadante defende espírito olímpico para a educação

"A ideia é ampliar, tornar a Provinha Brasil universal a partir do ano que vem", disse o ministro após participar de um almoço com executivos do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.

Na próxima quinta-feira, o secretário de Educação Básica, César Calegari, se reunirá com secretários municipais e estaduais de Educação para discutir o formato da avaliação e formatar o programa Alfabetização na Idade Certa, que deve ser lançado ainda neste ano.

O movimento Todos pela Educação aplicou em 2011 uma avaliação que mensurou pela primeira vez no Brasil a qualidade da alfabetização dos estudantes, a prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização).

O Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso e está atrasado há mais de um ano, também prevê a aplicação de exames específicos para avaliar a alfabetização dos alunos.

- Conheça as 20 metas do Plano Nacional de Educação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.