Mercadante diz que MEC irá avaliar alfabetização em 2013

Prova fará parte do programa Alfabetização na Idade Certa, que deve ser lançado ainda este ano

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal pretende avaliar a alfabetização das crianças aos 8 anos de idade a partir de 2013. De acordo com o ministro, a avaliação será uma ampliação da Provinha Brasil, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental de forma amostral, e fará parte do programa Alfabetização na Idade Certa .

Olimpíada de Língua Portuguesa : Mercadante defende espírito olímpico para a educação

"A ideia é ampliar, tornar a Provinha Brasil universal a partir do ano que vem", disse o ministro após participar de um almoço com executivos do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.

Na próxima quinta-feira, o secretário de Educação Básica, César Calegari, se reunirá com secretários municipais e estaduais de Educação para discutir o formato da avaliação e formatar o programa Alfabetização na Idade Certa, que deve ser lançado ainda neste ano.

O movimento Todos pela Educação aplicou em 2011 uma avaliação que mensurou pela primeira vez no Brasil a qualidade da alfabetização dos estudantes, a prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização).

O Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso e está atrasado há mais de um ano, também prevê a aplicação de exames específicos para avaliar a alfabetização dos alunos.

- Conheça as 20 metas do Plano Nacional de Educação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG