13 curiosidades sobre a vida de Arnold Schwarzenegger

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Conheça detalhes curiosos da trajetória do astro de filmes como "Conan" e "O Exterminador do Futuro"

Um ano depois de deixar o gabinete do governo da Califórnia, Arnold Schwarzenegger volta a ganhar um papel de destaque em um filme de ação com "O Último Desafio", que estreia nesta sexta-feira (dia 18) no Brasil.

Aos 65 anos, o astro de longas como "Conan" e "O Exterminador do Futuro" acumulou diversas histórias curiosas. O iG selecionou 13 delas.

O ator Arnold Schwarzenegger. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger (esquerda) aos 11 anos na cidade de Thal, Áustria, em 1958. Foto: Getty ImagesO fisiculturista Arnold Schwarzenegger em foto de 1966. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger em cena do filme "Hércules em Nova York", 1969. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger com Nastassja Kinski em 1976, Los Angeles. Foto: Getty ImagesO ator Arnold Schwarzenegger com o Globo de Ouro de promessa pelo filme "O Guarda-Costas", 1977. Foto: Getty ImagesO ator Arnold Schwarzenegger em festa na Marina Del Rey, Los Angeles, 1979. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger com sua futura mulher, Maria Shriver, em Los Angeles, 1980. Foto: Getty ImagesO austríaco Arnold Schwarzenegger assina os papéis para se tornar cidadão norte-americano, Los Angeles, 1983. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger brinca em ensaio de "Conan, o Destruidor", Hollywood, 1984. Foto: Getty ImagesO fisiculturista Arnold Schwarzenegger em foto de 1985. Foto: Getty ImagesO ator Arnold Schwarzenegger em seu casamento com Maria Shriver, Massachusetts, 1986 . Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger em festa, Beverly Hills, 1987. Foto: Getty ImagesLinda Hamilton, Arnold Schwarzenegger e James Cameron em 1991. Foto: Getty ImagesArnold Swarzenegger em "O Exterminador do Futuro 2", 1991. Foto: DivulgaçãoArnold Schwarzenegger marca a calçada do Teatro Chinês com suas mãos, Los Angeles, 1994. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Demi Moore e Sylvester Stallone posam em divulgação do restaurante Planet Hollywood, 1995. Foto: Getty ImagesArnold Swarzenegger e Maria Shriver no Oscar de 1995, Los Angeles. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger com a família no Hawai, 1996. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger e Sinbad no filme "Um Herói de Brinquedo" (1996). Foto: Getty ImagesGeorge Clooney e Arnold Schwarzenegger promovem "Batman and Robin" em Londres, 1997. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger de moto na Califórnia, 2001. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis em baile de Halloween, Los Angeles, 2001. Foto: Getty ImagesSchwarzenegger com estudantes da rede pública de Los Angeles, 2002. Foto: Getty ImagesImagem do especial Arnold SchwarzeneggerMaria Shriver e Arnold Schwarzenegger na première de "O Exterminador do Futuro 3", Los Angeles, 2003. Foto: Getty ImagesO governador Schwarzenegger com o então presidente George W. Bush, 2003. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger com o presidente Barack Obama, 2009. Foto: Getty ImagesArnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone nos bastidores do ICG Publicist Awards, Beverly Hills, 2011. Foto: Getty ImagesEstátua no museu de Arnold Schwarzenegger, no vilarejo de Thal, na Áustria. Foto: ReutersArnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone juntos no hospital. Foto: Reprodução/TwitterArnold Schwarzenegger durante a San Diego Comic-Con 2012 . Foto: Getty Images

- Schwarzenegger começou a praticar musculação aos 15 anos. Para ganhar seu primeiro troféu, na competição Junior Mr Europe de 1965, ele fugiu do quartel onde prestava serviço militar obrigatório, na Áustria. Por causa disso, o jovem de 18 anos ficou uma semana na prisão. Em sua carreira de fisiculturista Schwarzenegger foi sete vezes Mr Olympia, sendo a última em 1980, aos 33 anos.

- A primeira aparição de Schwarzenegger em um filme foi em "Hercules in New York", de 1970. Nos créditos o astro assinava como Arnold Strong (Arnold Fortão, em português).

- Em 1983 Schwarzenegger gravou um documentário chamado "Carnaval no Rio com Arnold Schwarzenegger". Nele, o astro é visto apalpando mulatas no palco, pronunciando a palavra "bunda" e protagonizando outras cenas vergonhosas.

Leia também: 2013 marca volta de Arnold Schwarzenegger a Hollywood

Getty Images
Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver em seu casamento, em Massachusetts, em 1986

- Apesar de pertencer ao Partido Republicano, Schwarzenegger casou em 1986 com Maria Shriver, sobrinha do presidente John F. Kennedy e membro da família Kennedy, historicamente ligada ao Partido Democrata.

- Ao lado de Sylvester Stallone, Bruce Willis e Demi Moore, Schwarzenegger foi um dos fundadores da cadeia de restaurantes Planet Hollywood, em 1991. Apesar de contar com lojas espalhadas pelo mundo, o astro deixou o negócio em 2000, alegando não ter atingido o sucesso comercial que esperava.

- Schwarzenegger comprou o primeiro jipe Hummer feito para um civil, em 1992. O veículo, até então de uso exclusivo das Forças Armadas dos EUA, pesa 2.900 quilos e mede 2,1 metros de largura.

- Foi a pedido de Schwarzenegger que seu amigo, o dublê dinamarquês Sven-Ole Thorsen, participou de 15 de seus filmes, entre eles "Conan, o Bárbaro" (1982), "O Sobrevivente" (1987), "Predador" (1987) e até a comédia "Irmãos Gêmeos" (1988).

- Em novembro de 2003, Schwarzenegger assumiu o cargo de governador do Estado da Califórnia, onde permaneceu até janeiro de 2011. No período, os jornais chamaram o astro de "governator", uma brincadeira com seu papel em "O Exterminador do Futuro", em inglês chamado "Terminator".

- A população de Thal, na Áustria, cidade natal de Schwarzenegger, comemorou o aniversário de 60 anos do astro, em 30 de julho de 2007, com uma festa. Na ocasião, a data foi transformada no "Dia do Arnold", e o prefeito enviou ao astro uma placa com a inscrição "Thal 145", número da casa em que o ator nasceu.

Leia também: Arnold Schwarzenegger vai voltar a interpretar Conan no cinema

Reprodução
Stallone no cartaz de "O Exterminador do Futuro" do filme "O Último Grande Herói" (1993)

- Sylvester Stallone é mencionado em diversos filmes de Schwarzenegger. Em "Irmãos Gêmeos" (1988), Arnold tira sarro do ator ao observar um cartaz de "Rambo 3"; em "O Último Grande Herói" (1993), Stallone aparece no pôster de "O Exterminador do Futuro" de uma locadora; e em "True Lies" (1994), ao descobrir que o marido é um espião, a personagem de Jamie Lee Curtis diz "casei com o Rambo".

- No documentário "Pumping Iron", Schwarzenegger aparece fumando maconha após ganhar o título de Mr. Olympia em 1975. Em entrevista à revista GQ em 2007, o ator disse que "a maconha não é uma droga, mas uma folha". "Minha droga é puxar ferro, acredite", afirmou.

- O casamento de 25 anos de Schwarzenegger com Maria Shriver acabou em 2011, após a revelação de que o astro teve um filho com a ex-funcionária Mildred Baena, com quem teve um caso extraconjugal.

- Em fevereiro de 2012 Schwarzenegger divulgou na internet uma foto no hospital ao lado do amigo Sylvester Stallone. Os astros sessentões estavam internados para tratar seus ombros. "Depois de toda ação e abuso físico das filmagens de 'Os Mercenários 2' e 'O Último Desafio', era hora de uma ajustada no meu ombro", escreveu o ator. "Olhem quem estava coincidentemente esperando ao meu lado por sua cirurgia".

Leia tudo sobre: Arnold Schwarzeneggercinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas