Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
Jorge William/Agência O Globo - 29.03.2022
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab , comentou que o presidente eleito nas  eleições 2022 , Luiz Inácio  Lula  da Silva (PT) , pode trabalhar para acabar com o  Orçamento Secreto . Entretanto, o mesmo disse que o processo deve ser feito de forma gradual.

"É possível promover um entendimento para que gradualmente se estabeleça condições para ter outra forma. Primeiro diminuindo o valor, definindo áreas específicas e, com o tempo, isso voltando para o Executivo", disse Kassab  em entrevista ao UOL.

Em geral,  Orçamento Secreto é uma medida que o governo usa para conseguir apoio das bancadas do Congresso Nacional. Nesta fila, ganham prioridades os aliados de integrantes do governo federal. Entretanto, o orçamento  vem sendo criticado pela falta de transparência nas transações, e pela dificuldade de fiscalização. 


Kassab informou que recebeu convite para uma reunião com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann , e que provavelmente vai negociar um apoio com o governo  Lula . Dentre os assuntos tratados para o apoio, será levantado um auxílio para a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) como presidente do Senado .

"A recondução do Pacheco tem naturalidade, porque dois terços dos senadores continuam. Só renovou um terço. E o trânsito do Pacheco é muito grande, ele é muito respeitado por seu equilíbrio. Não vejo por que o governo Lula teria interesse em criar uma disputa no Senado", disse  Kassab .

O ex-ministro ainda reforçou que não irá fazer pedidos de cargos no novo governo que se inicia em 2023.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!