Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)
Reprodução PR e PT/montagem iG - 29/09/2022
Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)

A pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira (10) mostra que o candidato  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na liderança da corrida presidencial do segundo turno  das eleições 2022 , com 51%. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) marcou 42%. 

Os votos válidos somam 55% para o ex-presidente e 45% para o atual chefe do Executivo.

Publicidade

Nesta segunda aferição publicada após o primeiro turno, brancos e nulos representam 5%, e 2% dos eleitores entrevistados disseram não saber em quem votar. 

No último levantamento, divulgado no dia 5 de outubro , o ex-presidente aparecia com 51% contra 43% do atual governante do país.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre os dias 8 e 10 de outubro, em 130 municípios. Margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos, enquanto o atual chefe do Executivo do país marcou 43,20% . O vencedor da disputa irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026.

Apoios para o 2° turno

Simone Tebet (MDB)   e Ciro Gomes (PDT)  , terceira e quarto colocados o 1° turno, respectivamente, declararam apoio ao candidato do PT nas eleições que serão disputadas no dia 30 de outubro. 

Publicidade

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva — em especial nos seus últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas concretas para os reais problemas do Brasil —, depositarei nele o meu voto. Porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição. O que desconheço no atual presidente", afirmou a emedebista. 

Já Bolsonaro recebeu o apoio de Rodrigo Garcia (PSDB)  , atual governador do estado de São Paulo. A decisão gerou uma debandada de secretários do governo paulista.

"O PSDB está reunido declarando neutralidade. Eu declaro meu apoio incondicional ao Tarcísio e ao Bolsonaro. Comuniquei ao presidente estadual e ao presidente nacional Bruno Araújo", afirmou Garcia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!