Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Kremlin - 16.11.2022
Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) , Jens Stoltenberg , disse que o presidente da Rússia , Vladimir Putin , quer "usar o inverno como arma de guerra" em sua campanha na Ucrânia .

"Temos que estar preparados para mais refugiados atravessando o resto da Europa, como resultado dos ataques deliberados da Rússia contra serviços críticos, calefação, luz, água e gás na Ucrânia ", afirmou Stoltenberg nesta terça-feira (29), em Bucareste, antes de um encontro de ministros das Relações Exteriores da Otan .

Ainda hoje, o governo dos  Estados Unidos deve anunciar uma assistência financeira "substancial" para auxiliar a Ucrânia no enfrentamento dos  danos na infraestrutura energética causados pela Rússia

No mês de outubro, os russos começaram uma série de ataques em larga escala com mísseis contra infraestruturas básicas da Ucrânia . No último dia 23, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , disse que os bombardeios causaram danos a hospitais, escolas, transporte e áreas residenciais .

Além disso, o setor de energia foi severamente afetado. De acordo com o governo de Kiev , entre 25% e 30% das infraestruturas foram danificadas.

Zelensky inclusive  pediu que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) tome medidas para impedir os ataques aéreos russos contra os serviços de infraestrutura do país.

O debate ocorre em meio à chegada do inverno na Ucrânia e o temor que a população fique sem ter como manter necessidades básicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que,  na Ucrânia, cerca de 10 milhões de pessoas já estão sem energia e, com a chegada do inverno, até três milhões podem precisar sair de casa em busca de condições mínimas de sobrevivência .

"O inverno vai ameaçar a vida de milhões de pessoas na Ucrânia", disse Henri Kulge, representante da OMS na Europa, na última semana. "A devastadora crise da energia , a grave emergência de saúde mental, restrições ao acesso humanitário e o risco de doenças virais farão do inverno um teste formidável para o sistema de saúde da Ucrânia e para os ucranianos, e também para o mundo e seu compromisso de apoiar a Ucrânia."

Autoridades ucranianas também alertaram para danos 'colossais' na rede elétrica . Este tipo de ofensiva tem o objetivo de enfraquecer a curto e médio prazo os locais atingidos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!