Na madrugada desta segunda-feira (28), foi registrada a passagem de um meteoro sobre o Rio Grande do Sul . O momento foi flagrado pelo Observatório Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre .
De acordo com o observatório, este é o maior meteoro bólido registrado desde outubro de 2020.
O fenômeno ingressou na atmosfera de Erechim, na Região Norte, a uma altitude de 124,8 km, com duração de 18 segundos. Ele foi classificado como parte da chuva "November eta Virginids".
A magnitude — que mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na terra — foi de -12. Isto porque, quando menor o valor, mais brilhante o objeto parece. A escala pode variar entre -27 e +30.
O Sol, por exemplo, tem -27 de magnitude, já que é o objeto mais brilhante do céu.
Veja o vídeo:
Nas imagens, é possível ver um grande clarão piscando no céu , que rapidamente se ilumina. Depois, outros quatro pequenos clarões são registrados na mesma região.
Meteoro bólido
Dependendo da intensidade e comportamento do meteoro, ele pode ser classificado como um fireball (bola de fogo) ou um bólido .
A primeira denominação é usada para aqueles que, como o próprio nome indica, são esferas grandes e brilhantes. Já o segundo, que é o caso do registrado nesta madrugada, também é muito luminoso, mas deixa uma trilha duradoura após a passagem, explodindo no final, como é possível observar na gravação realizada pelo observatório.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.