Moradores da Escócia
, Irlanda do norte e Inglaterra avistaram, na noite desta quarta-feira (15), uma
bola de fogo
cruzando o céu do Reino Unido.
A bola de fogo iluminou o céu por cerca de 20 segundos, ficando visível por volta das 22h no horário local. O objeto viajou 300 km acima do País de Gales, Mar da Irlanda e Belfast antes de cair no Atlântico perto de Islay, de acordo com cálculos realizados pela Rede Meteorológica do Reino Unido .
A UK Meteor Network (UMN), que possui mais do que 170 câmeras de detecção de meteoros ao redor do Reino Unido, informou que se trata de um meteoro que entrou na atmosfera terrestre.
"Agora estamos 100% confiantes de que era uma pequena parte de um asteroide", publicou a conta oficial do Twitter da rede.
Antes de confirmarem a identidade e a procedência do objeto, astrônomos cogitaram se tratar de detritos de lixo espacial advindos do programa de satélites Starlink, do empresário Elon Musk
.
Os pesquisadores inicialmente disseram que não achavam que o objeto fosse um meteoro por conta da sua velocidade e também devido à sua trajetória no céu do Reino Unido.
A UMN disse que recebeu quase 800 relatos da bola de fogo. A Organização Internacional de Meteoros recebeu mais de 1.000.
Veja registros da passagem do meteoro:
Entre no
canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.