O ex-dono do Banco Master , Daniel Vorcaro , tentou antecipar sua saída do Brasil após conversar com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre a possibilidade de ser preso, segundo documentos apresentados pela defesa do banqueiro no processo que envolve o Banco de Brasília (BRB) . A informação foi divulgada pela colunista Natália Portinari, do UOL Notícias, com base nos documentos e em dados extraídos pela Polícia Federal do celular de Vorcaro.
Segundo a reportagem, os documentos foram apresentados pela defesa justamente para contestar a suspeita de que o banqueiro teria planejado fugir do país. No entanto, as mensagens mostram que Vorcaro antecipou sua tentativa de deixar o Brasil depois de uma conversa com Moraes .
Vorcaro perguntou se deveria deixar o Brasil
O planejamento inicial de viagem previa que Vorcaro deixasse o Brasil somente na noite de 18 de novembro. O roteiro incluía uma escala em Milão no dia 20 e, depois, uma viagem para Dubai .
Antes disso, na noite de 15 de novembro, Vorcaro conversou por mensagens com Moraes . Naquele momento, o banqueiro aparentava estar preocupado com a possibilidade de uma operação policial contra ele.
Às 18h22, Vorcaro questionou o ministro: “Acha que segunda já tenho que estar fora?”. A mensagem consta no relatório da Polícia Federal produzido a partir da extração dos dados do celular do ex-banqueiro.
Horas depois, às 21h31, uma empresa de apoio a voos executivos contratada por Vorcaro solicitou autorização para o pouso em Dubai de um jato Falcon 7X registrado em nome da Viking Participações, empresa ligada ao banqueiro.
Naquele momento, o pedido ainda estava relacionado ao roteiro original, que previa a saída por Milão em 20 de novembro.
Tentativa de embarque ocorreu antes da prisão
O cenário mudou nos dias seguintes. Em 17 de novembro, um dia antes da deflagração da Operação Compliance Zero, Vorcaro tentou embarcar antecipadamente para deixar o país.
O banqueiro acabou preso pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo .
A sequência dos acontecimentos passou a ser analisada no contexto da investigação justamente porque a tentativa de antecipar a viagem ocorreu após as mensagens em que Vorcaro demonstrava preocupação com uma possível prisão.
Vorcaro voltou a perguntar sobre prisão
A nova revelação também se soma a outra conversa entre Vorcaro e Moraes que já havia vindo à tona.
Em 16 de novembro, na véspera da prisão, o banqueiro voltou a perguntar ao ministro sobre a possibilidade de ser detido. Segundo os dados extraídos pela Polícia Federal, ele escreveu:
“Você acha que existe alguma chance disso acontecer amanhã de manhã?”
Naquele momento, conforme a reportagem, a ordem de prisão contra Vorcaro ainda não havia sido formalmente assinada pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal .
As mensagens passaram a integrar o conjunto de informações analisadas pelas autoridades para entender a relação entre os contatos de Vorcaro e Moraes e os acontecimentos que antecederam a prisão.
Mensagens entre Vorcaro e Moraes já eram investigadas
As conversas entre o banqueiro e o ministro do STF já haviam chamado atenção anteriormente. Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro mostraram uma relação de proximidade entre os dois e incluíram pedidos e conversas sobre diferentes assuntos.
Entre os conteúdos analisados pelos investigadores estão mensagens enviadas por Vorcaro diretamente a Moraes. A existência dos contatos ganhou repercussão no contexto das investigações envolvendo o Banco Master e operações financeiras relacionadas à instituição.
Em uma das trocas de mensagens que vieram a público, Vorcaro tratava Moraes de maneira próxima, em conversas que passaram a ser examinadas diante das circunstâncias que envolveram o banco e a investigação.
O que é a Operação Compliance Zero
A Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em novembro, investiga suspeitas relacionadas a operações envolvendo o Banco Master e outras instituições financeiras.
Vorcaro foi preso no aeroporto de Guarulhos em 17 de novembro, quando tentava deixar o país. A investigação passou a apurar, entre outros pontos, operações financeiras realizadas pelo banco e possíveis irregularidades.
A prisão e as informações encontradas no celular do banqueiro também colocaram no centro das discussões os contatos mantidos por Vorcaro com autoridades e outras pessoas próximas ao caso.
Defesa nega que Vorcaro planejasse fugir
A informação sobre a antecipação da viagem aparece em documentos apresentados pela própria defesa de Vorcaro, que buscava contestar a interpretação de que ele teria planejado uma fuga do país.
Segundo a reportagem de Natália Portinari, a defesa utilizou o itinerário original da viagem para argumentar contra a suspeita de fuga. Os registros das mensagens e da movimentação para antecipar a viagem, contudo, mostram que houve uma tentativa de deixar o Brasil antes da data inicialmente prevista.
O caso segue relacionado às investigações sobre o Banco Master e às informações obtidas pela Polícia Federal durante a apuração.