Ainda não é possível saber os danos que o Progress M-27M poderá causar ao cair

O foguete russo Progress M-27M está caindo de maneira descontrolada em direção à Terra e não se sabe os danos que ele poderá causar ao cair, informaram fontes da indústria espacial à agência de notícias russa "Interfax" nesta quarta-feira (29).

Leia mais:

Foguete explode após tentativa de pouso; assista

Estudante será primeiro civil brasileiro a viajar ao espaço

Foguete russo descontrolado irá cair na Terra
Center for Operation of Space Ground-Based Infrastructure
Foguete russo descontrolado irá cair na Terra

Lançada nesta terça-feira (28), a nave possui 2,5 toneladas em suprimentos e deveria ter chegado seis horas após seu lançamento na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ela serviria para abastecer os seis tripulantes da ISS. A Progress está girando em seu próprio eixo e será destruída ao chegar na atmosfera.

Ainda de acordo com a agência, a queda dos detritos deve ocorrer "entre os dias 7 e 11 de maio" em local não identificado. Os operadores russos tentaram fazer contato por duas vezes com o foguete, mas não conseguiram reassumir o controle da nave. O custo estimado do equipamento é de US$ 90 milhões e não há informações oficiais sobre qual defeito ele apresentou.

A próxima viagem com suprimentos para os astronautas está programada apenas para o dia 8 de agosto, mas fontes garantem que há alimentação e combustível suficientes para manter a equipe de especialistas no espaço.

Fotos do nosso planeta visto do espaço


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.