Foguete russo descontrolado irá cair na Terra

Por Ansa | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Ainda não é possível saber os danos que o Progress M-27M poderá causar ao cair

O foguete russo Progress M-27M está caindo de maneira descontrolada em direção à Terra e não se sabe os danos que ele poderá causar ao cair, informaram fontes da indústria espacial à agência de notícias russa "Interfax" nesta quarta-feira (29).

Leia mais:

Foguete explode após tentativa de pouso; assista

Estudante será primeiro civil brasileiro a viajar ao espaço

Foguete russo descontrolado irá cair na Terra
Center for Operation of Space Ground-Based Infrastructure
Foguete russo descontrolado irá cair na Terra

Lançada nesta terça-feira (28), a nave possui 2,5 toneladas em suprimentos e deveria ter chegado seis horas após seu lançamento na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ela serviria para abastecer os seis tripulantes da ISS. A Progress está girando em seu próprio eixo e será destruída ao chegar na atmosfera.

Ainda de acordo com a agência, a queda dos detritos deve ocorrer "entre os dias 7 e 11 de maio" em local não identificado. Os operadores russos tentaram fazer contato por duas vezes com o foguete, mas não conseguiram reassumir o controle da nave. O custo estimado do equipamento é de US$ 90 milhões e não há informações oficiais sobre qual defeito ele apresentou.

A próxima viagem com suprimentos para os astronautas está programada apenas para o dia 8 de agosto, mas fontes garantem que há alimentação e combustível suficientes para manter a equipe de especialistas no espaço.

Fotos do nosso planeta visto do espaço

 Formação de nuvens de tempestade sobre o Oceano Atlântico, perto do Brasil e do Equador. Imagem feita da Estação Espacial Internacional (23/04). Foto: Nasa Uma estreita barreira de ilhas protege a Lagoa de Veneza de grandes ondas no norte do Mar Adriático (23/04). Foto: Nasa A foto mostra a vista da Terra do interior da Estação Espacial Internacional. No canto superior esquerdo, pode-se ver a cápsula russa Soyuz (23/04). Foto: Nasa Da Estação Espacial Internacional, o engenheiro Barry Wilmore fez uma foto dos Grandes Lagos e da região central dos Estados Unidos em dezembro do ano passado (23/04). Foto: NasaAstronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, fotografou o Golfo de Áden e o Chifre da África da Estação Espacial Internacional(23/04). Foto: Nasa Um novo território é formado no delta do Lago Wax e do Rio Atchafalaya, nos Estados Unidos (23/04). Foto: Nasa Samantha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia, tirou uma foto do Havaí e postou a imagem nas redes sociais no fim de fevereiro deste ano (23/04). Foto: NasaO satélite Terra, da Nasa, registrou a sombra do eclipse solar sobre as nuvens do Oceano Ártico (23/04). Foto: Nasa Da Estação Espacial Internacional, o astronauta Scott Kelly tirou uma foto da Austrália (23/04). Foto: Nasa Na imagem, que retrata o sul da África, o ciclone tropical Joalane pode ser observado sobre o Oceano Índico (23/04). Foto: Nasa


Leia tudo sobre: fogueterussoquedadescontrolado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas