Abelha brasileira é batizada em homenagem à série 'Big Bang Theory'

Por Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Biólogo batizou inseto com expressão usada por um dos personagens do seriado

Reuters

Reprodução
Abelha recebeu o nome em homenagem a seriado de TV popular entre cientistas

O físico da série televisiva "The Big Bang Theory" Dr. Sheldon Cooper ficou famoso por mais uma novidade. O introvertido personagem da TV, que tem o britânico Stephen Hawking entre os seus amigos online, teve uma nova espécie de abelha batizada em homenagem a sua famosa expressão: Bazinga!

O biólogo brasileiro André Nemésio disse que nomeou uma espécie de abelha brasileira de Euglossa bazinga em homenagem ao "personagem esperto, engraçado e 'nerd' Sheldon Cooper", porque a abelha havia enganado os cientistas por algum tempo com as suas semelhanças a outras espécies.

Nemésio publicou artigo no mês passado no Zootaxa, um periódico científico para taxonomistas zoológicos do mundo inteiro.

Leia também:
Botânicos dão nome de Lady Gaga à samambaia recém-descoberta
Sorriso de Obama inspira nome de lagarto pré-histórico
Cientista dá nome de Bob Marley a parasita marinho 

Um dos produtores-executivos do Big Bang Theory, Steven Molaro, disse na quarta-feira (2) que a comédia da CBS "sempre fica extremamente lisonjeada quando a comunidade científica abraça o programa".

Divulgação
Jim Parsons já foi premiado por sua atuação como Sheldon Cooper

"Sheldon estaria honrado em saber que a Euglossa bazinga foi inspirada nele. Na verdade, depois de 'Mothra' e grifos, abelhas são sua terceira criatura voadora preferida", disse Molaro.

"The Big Bang Theory" -seriado sobre um grupo de cientistas brilhantes, porém pouco populares socialmente- é uma das comédias mais populares da TV norte-americana, atraindo cerca de 18 milhões de espectadores por episódio.

O ator Jim Parsons ganhou dois prêmios Emmy por sua atuação como Sheldon.

Leia tudo sobre: taxonomiainsetosabelhatelevisãobiologia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas