Durante a Caravana Federativa, no Rio de Janeiro, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou aos municípios do estado o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial ( Sinapir ). O programa tem o objetivo de orientar as cidades na implementação de políticas de combate ao racismo.
A secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal explica a proposta de levar Sinapir para gestores, secretários e prefeitos do estado.
'Nós entramos fazer que as prefeituras possam construir cidades antirracistas. Para ser antirracista tem que ter informação e compartilhamento das ideias. Por exemplo, o racismo está ligado à saúde e a economia das cidades. O Sistema Nacional da Promoção da Igualdade Racial deseja envolver pessoas interessadas em uma sociedade com mais respeito", disse a representante do MIR .
Iêda acrescenta que o plano almeja levar a história negra as cidades através da educação . Segundo ela, "para que as pessoas possam fazer um recorte racial positivo da história do negro no Brasil".
A secretária ainda comentou a participação do Ministério da Igualdade Racial na Caravana.
"A Caravana Federativa
é a nossa concretização para nós [ministérios] ficarmos mais próximos dos estados e dos municípios. Escutar prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras e deputados
estaduais. Para que a gente possa deixar as prefeituras à vontade para tirar dúvidas e resolver problemas. Atendemos pessoalmente todos que estão envolvidos”.
Sobre o SINAPIR
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) é um
instrumento para a institucionalização das políticas da promoção da
Igualdade Racialem todo o país.
Os estados, Distrito Federal e municípios são convidados a contribuir com os
processos de criação e fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da
igualdade racial no âmbito regional e local.