Nos dias 28 e 29 de setembro, o Rio de Janeiro recebe a Caravana Federativa , uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), em parceria com da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. O evento reúne representantes de 37 ministérios para que gestores, secretários, prefeitos e prefeitas possam ampliar a participação de suas cidades nos programas governamentais.
O prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro participaram do evento na manhã desta quinta-feira (28). Somente no primeiro dia, foram registrados mais de 2 mil atendimentos. O Rio de Janeiro é a segunda cidade a receber a ação itinerante, a primeira aconteceu em Salvador, Bahia, em agosto de 2023. De acordo com a SIR o próximo destino será a capital do Rio Grande do Sul.
O projeto itinerante propõe que o governo federal sai da esplanada e se aproxime das unidades federativas para fomentar a adesão dos municípios a programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família , Mais Médicos, entre outros. Segundo a Secretaria de Relações Institucionais, os Ministérios mais procurados foram: Desenvolvimento Social(MDS), Cultura(MinC), Justiça e Segurança Pública (MJSP)
Gestores buscam informações sobre projetos sociais
O secretário executivo adjunto do MDS, Ranniêr Ciríaco contou que o estande é procurado para informaçõe sobre os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e centros de atendimento e acolhimento.
“Toda a área da assistência social perpassa pelo MDS, que gere e cuida de toda gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Aqui a gente tem os programas do Bolsa Família, o plano Brasil sem Fome e Cadastro único”, explicou o secretário.
Ele afirma que um dos serviços do Ministério de Desenvolvimento Social mais buscados da Caravana Federativa é cofinanciamento da rede SUAS. Os representantes municipais também procuraram esclarecimentos sobre rede de proteção e linha de entrada do programa Bolsa Família. Ranniêr destaca a importância da aproximação dos Ministérios com os municípios.
“O Brasil é um país de dimensão continental. Nem sempre os gestores municipais, os parlamentares, os vereadores ou os prefeitos têm a facilidade de ir a Brasília levar suas demandas. Um evento como a Caravana apresenta todos os programas do governo em um único lugar. É possível rodar pelos estandes, conversar com cada Ministérios, entender as políticas e levar mais serviços para população”, conclui o representante do MDS.