Clarinha era cuidada pelo tenente coronel Jorge Potratz há mais de 20 anos
Divulgação
Clarinha era cuidada pelo tenente coronel Jorge Potratz há mais de 20 anos

Na última quinta-feira (14), o Hospital Militar do  Espírito Santo informou sobre a morte de "Clarinha", jovem que estava há 24 anos em coma na unidade. A jovem passou mal e sofreu uma broncoaspiração na última quinta-feira, não resistindo.

A jovem estava internada em coma desde o dia 12 de junho de 2000, quando foi tropelada por um ônibus. A paciente foi recebida na unidade de saúde em Vitória, no Espírito Santo, sem qualquer identificação. Por conta do tom de pele muito clara, ela foi apelidada de Clarinha. 

Na época, o tenente-coronel Jorge Potratz, médico que cuidou da jovem, afimou: "A gente tinha que chamar ela de algum nome. O nome 'não identificada' é muito complicado para se falar. Como ela é branquinha, a gente a apelidou de Clarinha".

Inicialmente, Clarinha foi encaminhada para o  antigo Hospital São Lucas, onde passou por várias cirurgias. Mas, os traumas cerebrais acabou a deixando em um estado de coma profundo, e não conseguiu nunca se recuperar.

A falta de documentos e a impossibilidade de identificação pela digitais, a paciente nunca teve sua identidade descoberta. As autoridades tentaram localizar conhecidos através de testemunhas do acidente, mas nenhuma informação foi descoberta. Com isso, ela foi ransferida para o HPM-ES, permanecendo em tratamento até o fim da vida.

De acordo com o  Ministério Público do Espírito Santo, as testemunhas relatam que a jovem fugia de alguém quando aconteceu o acidente. Até o momento, não se sabe a identidade do perseguidor.

O caso foi parar nas mãos do  MP após uma solicitação do hospital, que buscava ajuda para identicar a paciente. Diversas tentativas de localizar a família foram efetuadas, mas nenhuma teve sucesso. O caso moveus diversos órgãos públicos para tentar localizar a família da jovem, mas não foi obtida nenhuma informação.

Em 2021, foi especulado que Clarinha pudesse ser uma criança de um ano e nove meses que havia desaparecido no município de Guarapari. O caso acnteceu a 55 quilômetros de Vitória, em 1976, mas os exames de DNA comprovaram que ela não era.

A mulher poderia ser sepultada como indigente por estar sem documentos. Ela passaria pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Entretanto, os médicos e enfermeiros do hospital estão se mobilizando para que ela seja sepultada em um funeral digno, segundo a imprensa local.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!