Escolas Waldorf contestam alfabetização aos 6 anos

Colégios acreditam que criança deve brincar na infância e ingressar aos 7 anos no ensino fundamental

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Espaços abertos com muito verde, lancheiras customizadas e salas de aula com paredes cheias de pinturas. Não há sinal de cartazes com letras e números, indícios de que os alunos estão em processo de alfabetização. Enquanto alguns colégios e muitas famílias brigam na Justiça para apressar o ingresso das crianças no ensino fundamental, as escolas que seguem a pedagogia Waldorf vão na contramão: defendem que elas só entrem nesta etapa aos 7 anos de idade. 

O caso das escolas Waldorf chegou ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que deve emitir um parecer específico para esses colégios, analisando a possibilidade de a criança ingressar mais "velha" nessa etapa de ensino, nas próximas reuniões. O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é autor da resolução que estabeleceu 4 e 6 anos completos até o dia 31 de março para ingresso na pré-escola e no ensino fundamental, respectivamente. 

Na prática, Estados e municípios adotam suas próprias datas. Em meio à discussão, nesta semana, uma ação civil pública , do Ministério Público Federal no Distrito Federal, propôs o fim da resolução do CNE, com o argumento de que as redes devem ter autonomia. A 2ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco concedeu a liminar . O MEC afirma que vai recorrer da decisão .

O caso das escolas Waldorf, cuja pedagogia se baseia na ideia de que o desenvolvimento humano ocorre em períodos de sete anos, divide especialistas. "Os pais têm o direito de optar por uma escola diferenciada para os filhos", afirma Francisco Cordão, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE e relator do parecer. "Proponho que a proposta da Waldorf seja aceita. Não é flexibilizar a regra. Flexibilizar seria se permitíssemos a matrícula com 5 anos." 

A Federação das Escolas Waldorf no Brasil também protocolou uma consulta ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Segundo Celso Lima Junior, advogado da federação, um dos objetivos é evitar que supervisores de ensino obriguem as crianças a passarem de ano. "Entramos com dois processos por conta disso em São Paulo e há casos em outros Estados." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Sala de aula do Colégio Waldorf Micael de São Paulo. Instituição acredita que criança deve entrar aos 7 anos na escola para poder brincar na infância

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