Estudo traz análise inédita do asteroide Lutetia 21

Dados obtidos pela sonda espacial Rosetta mostram que o Lutetia 21 é provavelmente um precursor dos planetas atuais

Science
Foto do Lutetia 21, tirada pela sonda Rosetta: precursor de planetas
A Agência Espacial Europeia divulgou nesta quinta-feira um extenso estudo do asteroide Lutetia 21, visitado pela sonda espacial Rosetta em julho de 2010 . Os dados mostraram características únicas do corpo celeste, diferentes de todos os pequenos asteróides já conhecidos.

Segundo a pesquisa, o Lutetia 21 é aparentemente um fragmento de um asteróide maior ou um planetesimal (pedaços de asteróides que podem ser responsáveis pela formação dos planetas). “Lutetia é importante, pois não foi destruído por impactos desde sua acreção [adição de partes menores mediante colisão]. É provavelmente um planetesimal remanescente dos primeiros dias do Sistema Solar”, afirmou ao iG Holger Sierks, do Instituto Max Planck, na Alemanha, principal autor do trabalho publicado nesta quinta-feira (27) no periódico científico Science.

Com os dados captados pela Rosetta, Sierks e colegas estimaram o tamanho do asteroide (121 quilômetros de comprimento, 101 quilômetros de altura e 75 quilômetros de largura) e analisaram sua superfície. Descobriram que ela é composta de uma camada de regolito (fragmentos de pedra), o mesmo material que recobre a superfície da Lua.