Mais quente que o normal, verão começa na tarde deste sábado no Brasil

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Estação deve ser de chuvas irregulares. Apesar de não ser tão quente como o último verão, passagem de 2013 para 2014 deve ser de mais calor que a média histórica

A estação das fortes chuvas e dos altas temperaturas começa neste sábado (21) no hemisfério sul. No Brasil, o início do verão será às 15h11, no horário de Brasília. Segundo a agência Climatempo, a estação deve ser marcada por temperaturas mais altas que a média e por chuvas irregulares. A expectativa é de pouca chuva apenas no leste nordestino.

Conheça a home do Último Segundo

Segundo dados da Climatempo, a neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña durante esta estação continua. Por isso, é esperado chuva irregular e calor acima do normal.

Durante a estação, o fluxo de ar quente e úmido da Amazônia desce em direção ao Brasil Central e chega ao Sudeste, bem como a parte do Sul e do Nordeste. O pico da chuva ocorre em janeiro, em quase todas essas áreas.

De acordo com os meteorologistas, a situação do oceano também está completamente favorável à ocorrência da chuva em todas as regiões, já que não existe nenhum bloqueio oceânico. Em relação ao ano passado, a chuva será mais abundante e não fará tanto calor quanto em 2012/13.

Este dim de ano deve ser de chuva irregular e mais calor do que o normal. A chuva fica concentrada sobre o Sul e o Nordeste. Na maior parte do Brasil fará mais calor do que o normal, mas as médias ficarão abaixo do ano passado. O Natal e o Réveillon podem ser com chuva no Sudeste.

Vejá a previsão para o verão mês a mês:

DEZEMBRO – Chuva continua irregular. Temperaturas não tão altas quanto no ano passado, mas ainda assim, acima da média em quase todo o País. Chuva mais forte nos dez últimos dias do mês, com menos calor neste período.

JANEIRO – Chuva um pouco mais regular no Sudeste, com muitos temporais à tarde e à noite. Temperatura de normal a acima da média.

FEVEREIRO – Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Nordeste com chuva isolada e irregular, muito mais quente que o normal.

Leia tudo sobre: verãocalorestaçãotemperaturachuvaprevisão do tempo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas