Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições 2022
Reprodução/TV Globo - 30.09.2022
Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições 2022

Pesquisa Gerp divulgada nesta quinta-feira (27) mostra um empate técnico entre os dois candidatos que disputam a Presidência da República nas eleições 2022 . De acordo com os dados, o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL) , aparece com 52% das intenções de votos válidos, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , tem 48%. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada não são considerados os votos brancos, nulos e indecisos.

De acordo com a margem de erro do levantamento, Bolsonaro pode oscilar entre 49,82% e 54,18%. Já Lula, pode variar entre 45,82% e 50,18%.

No cenário da pesquisa estimulada, Bolsonaro  lidera a disputa, com 47% das intenções. Lula aparece em segundo lugar, com 43%. Os brancos e nulos somam 5%, e os que não souberam ou não responderam, são 4%.

Ainda em relação aos votos válidos, na pesquisa anterior, de acordo com o Gerp, Bolsonaro marcava 49%, tendo oscilado três pontos positivamente. Já Lula , em comparação com a pesquisa divulgada em 11 de outubro, oscilou três pontos negativamente. Antes, ele marcava 51% e, agora, 48%.

Para realizar o levantamento, o instituto entrevistou 2.095 eleitores, de 144 municípios, entre os dias 21 e 26 de outubro. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos e os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) sob o número BR-05418/2022.

Primeiro turno

De acordo com a Justiça Eleitoral, Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345) . O vencedor do segundo turno das eleições , marcado para o próximo dia 30 de outubro, irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.

No segundo turno , além de a população brasileira votar pelo candidato que vai assumir a presidência, 12 unidades da federação também deverão escolher os governadores que assumirão o comando dos estados a partir do ano que vem. São elas:

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB) X Rodrigo Cunha (União Brasil)
  • Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) X Eduardo Braga (MDB)
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) X ACM Neto (União Brasil)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) X Carlos Manato (PL)
  • Mato Grosso do Sul: Renan Contar (PRTB) X Eduardo Riedel (PSDB)
  • Paraíba: João Azevedo (PSB) X Pedro Lima (PSDB)
  • Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) X Raquel Lyra (PSDB)
  • Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) X Eduardo Leite (PSDB)
  • Rondônia: Marcos Rocha (União Brasil) X Marcos Rogério (PL)
  • Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) X Décio Lima (PT)
  • São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) X Fernando Haddad (PT)
  • Sergipe: Rogério Carvalho (PT) X Fábio Mitidieri (PSD)

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!