Com a legenda "Um reencontro democrático com @FHC" e a foto acima, o candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT) confirmou seu encontro nesta sexta-feira (7) com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Na última quarta-feira (5), o tucano já havia declarado seu apoio a Lula , que disputa com Jair Bolsonaro (PL) a presidência. O segundo turno das eleições acontecerá no dia 30 deste mês.
"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", declarou o ex-presidente do PSDB via Twitter.
Segundo o G1, FHC recebeu o petista em sua casa, em São Paulo, em um encontro fechado, no bairro de Higienópolis, na capital paulista.
Lula e FHC já estiveram em lados opostos, na corrida ao Palácio do Planalto, por duas vezes: em 1994 e 1998. Lula perdeu nos dois pleitos, mas chegou à presidência pela primeira vez em 2002, contra outro tucano: José Serra - que na terça-feira (3) também se pronunciou como apoiador do petista.
Nas idas e vindas entre PT e PSDB, nas eleições de 2006 Lula foi reeleito, derrotando o então tucano Geraldo Alckmin - agora seu vice na chapa, filiado ao PSB.
Segundo turno
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504 votos), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345 votos). O vencedor da disputa, marcada para o próximo dia 30 de outubro, irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.
A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7) , mostrou que o petista está com 53% dos votos válidos contra 47% do atual presidente. Os brancos e nulos correspondem a 6%, segundo o levantamento. Os indecisos somaram 2%.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.