O presidente Jair Bolsonaro disse por meio de suas redes sociais neste domingo que irá a Recife amanhã para "se inteirar da tragédia" em Pernambuco, assolado por fortes chuvas que fizeram ao menos 35 vítimas até o momento .
Em publicação, o chefe do Executivo afirmou que o governo disponibilizou, desde o primeiro momento, "meios para socorrer os atingidos", incluindo as Forças Armadas.
Neste sábado, Bolsonaro disse que determinou ao Ministério do Desenvolvimento Regional o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas.
Afirmou ainda que o governo mobilizou, além das Forças Armadas, os ministérios da Defesa e da Cidadania para o deslocamento de equipes à Grande Recife a fim de ajudar nas operações de socorro e auxiliar as famílias atingidas.
O presidente prometeu a liberação de mais recursos nos próximos dias. Hoje, segundo Bolsonaro, o governo mantém R$ 1 bilhão disponíveis para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. A quantia pode ser usada ainda na reconstrução de casas destruídas em razão das chuvas e infraestruturas públicas.
"Nossos mais profundos votos de pesar e solidariedade às vítimas desse triste desastre, bem como as famílias que tiveram seus bens destruídos pelas chuvas. É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor. Que Deus abençoe a todos", escreveu o mandatário.
Antes de Bolsonaro tratar da tragédia em Pernambuco, seus dois principais adversários na disputa eleitoral este ano, o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se manifestaram sobre as mortes causadas pela chuva forte e deslizamentos.
"Minha solidariedade com as famílias da região metropolitana do Recife que estão sofrendo com as fortes chuvas. Me coloco à disposição dos prefeitos das cidades atingidas e do governo de Pernambuco no que for possível ajudar no enfrentamento dessa tragédia", publicou Lula ontem.
Antes, Ciro Gomes já havia se pronunciado em suas redes sociais:
"Minha solidariedade ao povo de Recife e Pernambuco, que está sofrendo muito com as consequências das chuvas. Que o poder público consiga com rapidez prestar todo apoio às comunidades afetadas", escreveu.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.