Diferentes produtos estão sendo recolhidos dos supermercados dos EUA
Reprodução
Diferentes produtos estão sendo recolhidos dos supermercados dos EUA

Um surto da bactéria Listeria monocytogenes nos EUA deixou seis pessoas mortas e 25 hospitalizadas, segundo atualização divulgada pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) nesta segunda-feira (03). A contaminação foi associada a massas instantâneas, que estão sendo recolhidas de todo o país.

Confira:  Sushi que brilha no escuro causa pânico e alerta na Tailândia

O surto, anunciado inicialmente em junho, levou a uma série de recalls de refeições prontas que utilizam massas fornecidas pela empresa Nate’s Fine Foods. As informações foram divulgadas pela NBC News.

Alimentos contaminados em 18 estados

O órgão responsável pelo controle de alimentos do país trabalha em conjunto com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na investigação do caso, que já se espalhou por 18 estados norte-americanos.

Os estados em que o  surto bacteriano foi confirmado são: Califórnia, Flórida, Havaí, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Carolina do Norte, Nevada, Ohio, Oregon, Carolina do Sul, Texas, Utah, Virgínia e Washington.

Desde a última atualização do CDC, foram registradas sete novas infecções e duas mortes adicionais. Entre os casos confirmados, há um caso associado à gestação, que resultou em perda do bebê.

Alimentos afetados

A empresa Nate’s Fine Foods anunciou em setembro o recolhimento de vários produtos de massa instantânea, vendidos em grandes redes de supermercados dos EUA como Trader Joe’s, Walmart, Kroger e Safeway. Entre os produtos incluídos, de acordo com a NBC News, estão:

  • Home Chef Chicken Fettuccine Alfredo (Kroger e Walmart)
  • Marketside Grilled Chicken Alfredo with Fettuccine (Kroger e Walmart)
  • Marketside Linguine with Beef Meatballs & Marinara Sauce (Walmart)
  • Saladas de massa vendidas em Albertsons, Safeway e Vons
  • Trader Joe’s Cajun Style Blackened Chicken Breast Fettuccine Alfredo
  • Scott & Jon’s Shrimp Scampi with Linguini Bowls
  • Saladas de massa defumada das redes Kroger, Giant Eagle e Sprouts Farmers Market


A FDA recomenda que os consumidores verifiquem geladeiras e freezers e descartem imediatamente qualquer produto listado entre os recolhidos.

O que é a bactéria?

Segundo o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), o consumo de alimentos contaminados pode causar listeriose, uma infecção grave que representa risco principalmente para idosos, gestantes, recém-nascidos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.


Os sintomas incluem febre, dores musculares, dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, frequentemente precedidos por diarreia ou outros sintomas gastrointestinais. Em gestantes, a infecção pode provocar abortos espontâneos, natimortos ou infecções graves no bebê.

De acordo com o CDC, a listeriose é a terceira principal causa de morte por doenças alimentares nos Estados Unidos. Estima-se que, anualmente, 1.250 pessoas sejam infectadas e 172 morram em decorrência da bactéria.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes