Central elétrica de Vuhlehirsk foi tomada por tropas russas
Wikimedia Commons
Central elétrica de Vuhlehirsk foi tomada por tropas russas

As tropas russas tomaram controle da segunda maior usina de geração de energia da Ucrânia, informou o  governo de Kiev nesta quinta-feira (28). A central a carvão, construída ainda na era soviética, está localizada em Vuhlehirsk, na região de Donetsk .

Em uma fala publicada em um vídeo no YouTube, um dos assessores da presidência, Oleksiy Arestovych, afirmou que os russos "conseguiram uma pequena vantagem tática" ao conquistar a usina.

O assessor de Volodymyr Zelensky ainda informou que Moscou determinou um "deslocamento maciço" de seus militares e equipamentos em direção ao sul do país para ocupar principalmente posições em Kherson, Melitopol e Zaporizhzhia.

Essas cidades já são controladas pelos russos e, segundo informações do próprio governo, "referendos" de anexação à Rússia devem ser realizados nos próximos meses.

Após tentar fazer ataques por todo o território ucraniano, o Kremlin fez uma mudança na ação militar se concentrando nas áreas do Donbass — onde ficam Lugansk e Donetsk, regiões que se autodeclararam independentes — e o sul do país, especialmente, nas áreas próximas à  Crimeia — anexada unilateralmente por Moscou em 2014.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários