O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na plataforma Truth Social a primeira foto oficial do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, capturado pela força militar norte-americana. Na imagem, é possível ver Maduro a bordo do navio USS Iwo Jima, vendado, de óculos e aparentemente algemado.
Trump, classificou como "brilhante" a operação que capturou o presidente da Venezuela, e a esposa dele, na madrugada deste sábado (3), em Caracas. Acontece neste sábado (3), uma coletiva de imprensa para dar detalhes da ação militar norte-americana na Venezuela. Veja como foi a coletiva:
Ataques em Caracas, capital da Venezuela
Explosões e bombardeios foram registrados nesta madrugada em Caracas, capital da Venezuela , e em áreas dos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, incluindo relatos de fortes explosões no litoral e na cidade costeira de Higuerote, em meio a uma ofensiva atribuída pelos Estados Unidos a alvos civis e militares no país sul-americano. Autoridades estadunidenses afirmam que a ação teve como objetivo desarticular ameaças à segurança regional e pressionar o governo venezuelano em meio a uma escalada diplomática e de sanções contra o regime de Nicolás Maduro.
Pronunciamento do presidente Lula
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenou o ataque realizado em território da Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. Em nota divulgada pelo Governo Federal , o chefe do Executivo classificou a ação como uma violação grave do direito internacional.