Suspeito de ataque a cinema nos EUA recebe 142 acusações

Dentre os crimes pelos quais James Holmes, 24 anos, foi indiciado estão assassinato em primeiro grau e tentativa de assassinato ao abrir fogo em estreia do novo 'Batman'

iG São Paulo | - Atualizada às

James Holmes , 24 anos, suspeito de abrir fogo contra a plateia de um cinema em Aurora, Colorado, durante a estreia do filme " Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge ", foi indiciado nesta segunda-feira, recebendo um total de 142 acusações.

Ataque em cinema: Suspeito detalhou massacre em caderno enviado a psiquiatra

AP
Grupo com vítimas vestindo camisetas do Batman chega a tribunal para audiência com James Holmes, em Colorado

Dentre as acusações que Holmes recebeu no tribunal nesta segunda-feira, 12 são de assassinato em primeiro grau, 12 de assassinato com extrema indiferença e 116 de tentativa de assassinato. No ataque em uma sala de cinema em Aurora, no dia 20 de julho, 12 morreram e 58 ficaram feridos depois de um atirador abrir fogo contra a plateia.

Holmes é acusado ainda de ter armado seu apartamento com explosivos o suficiente para destruir o edifício inteiro. A armadilha fez com que policiais levassem tempo para desarmar os explosivos.

Documentos apresentados pelos advogados de defesa de Holmes na sexta-feira alegam que o acusado estava sob tratamento psiquiátrico na Universidade de Colorado, em Denver, onde ele havia abandonado o doutorado em neurociência.

Na audiência dessa segunda-feira esperava-se também menção a um pacote - descoberto no correio do campus três dias depois do ataque - que continham um caderno que o suspeito enviou ao psiquiatra Lynne Fenton . No caderno estariam detalhes sobre o ataque, incluindo desenhos de um homem atirando contra pessoas.

Ator de 'Batman': Christian Bale visita vítimas do ataque a cinema nos EUA

A defesa do americano de 24 anos busca uma ordem judicial exigindo que procuradores entreguem todas as evidências relativas ao pacote, citando um privilégio entre médico e paciente. Os advogados buscam ainda descobrir quem vazou a informação sobre o pacote à mídia.

Procuradores disseram que poderá levar semanas até saberem se buscarão pena de morte para o caso ou mesmo a deliberação de um veredicto.

No domingo, 10 vítimas ainda permaneciam no hospital, sendo quatro delas em condições críticas.

AP
Equipe de defesa liderada por Daniel King chega a tribunal para audiência com James Holmes

*Com BBC e AP

    Leia tudo sobre: ataque em auroraeuabatmanatiradorjames holmes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG