Dicionário do Genoma

Confira a explicação para alguns termos usados neste especial

Leoleli Camargo, iG São Paulo |

A Adenina Representada pela letra A, a adenina é uma das quatro bases químicas que formam a molécula de DNA.
As outras três bases são a guanina, a citosina e a timina.
Aminoácido Grupo de diferentes classes de moléculas muito pequenas que se unem formando grandes cadeias de proteínas. Apoptose Morte programada da célula. Este recurso fisiológico é usado por muitos organismos para se desfazer de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.
Topo
B BRCA1 e BRCA2 Genes associados ao câncer de mama. Alterações nesses genes são responsáveis pela metade dos casos de câncer de mama hereditário.
Topo
C Célula Unidade básica de qualquer organismo vivo. Dentro de cada célula há uma cópia completa do genoma desse organismo. Célula-tronco Célula não especializada, capaz de se transformar em qualquer célula do organismo. Código genético Instruções contidas em um gene, que dizem à célula como e quando fazer uma proteína específica. As bases A, T, G e C são as “letras” do código genético. Em cada gene elas se combinam de diferentes formas para criar “palavras” que especificam qual aminoácido é necessário em cada passo da elaboração de uma proteína. Cromossomos Se encontram no núcleo da célula e comportam o DNA compactado. Os humanos têm 23 pares de cromossomos. De cada par, um pertence à mãe e outro ao pai.
Topo
D DNA Abreviação de ácido desoxirribonucléico. Componente químico do núcleo da célula que contém as instruções para formar e manter funcionando os seres vivos. DNA mitocondrial Material genético das mitocôndrias – as estruturas que geram energia dentro da célula. Dupla hélice Com formato semelhante ao de uma escada em espiral, é a estrutura usada para representar o DNA em três dimensões.
Topo
E Enzimas Proteínas que aceleram reações químicas dentro da célula. Expressão gênica Processo altamente específico no qual um gene “liga” em um determinado momento e inicia a produção de uma proteína.
Topo
H Hereditário Algo transmitido através dos genes, dos pais para os filhos.
Topo
M Mutação Alteração estrutural numa sequência de DNA que pode afetar a produção de uma ou mais proteínas dentro da célula. Os efeitos de uma mutação no organismo como um todo podem ser neutros, prejudiciais ou até benéficos – melhorando a probabilidade de sobrevivência dele em um determinado ambiente.
Topo
N Núcleo Estrutura central da célula que carrega todo o conteúdo genético dela.
Topo
P Proteína Molécula composta por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas desempenham uma ampla gama de atividades vitais dentro da célula. Projeto Genoma Humano Projeto internacional para mapear todos os genes e fazer o seqüenciamento completo do DNA humano.
Topo
R Ribossomo Estrutura celular onde são fabricadas as proteínas que formam e mantêm funcionando todas as estruturas do corpo.
Topo
S Seqüenciamento de DNA Consiste em determinar a ordem exata dos pares de bases formados pelas letras A, C, G e T em um trecho de DNA.
Topo
T Timina Representada pela letra T, é uma das quatro bases químicas que formam a molécula de DNA. As outras três bases são a adenina, a citosina e a guanina.
Topo
    Leia tudo sobre: genomaDNAdicionáriogenética

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG