Pisa irá avaliar 25 mil estudantes brasileiros em maio

Avaliação internacional é a principal ferramenta de comparação do aprendizado de jovens para mais de 60 países

iG São Paulo |

Neste ano, 25,7 mil estudantes brasileiros com idades entre 15 a 16 anos de idade irão participar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), prova trienal aplicada pela Organização de Cooperação dos Países Desenvolvidos (OCDE) aos seus membros e nações consideradas parceiras comerciais que se dispõem a participar.

Pisa 2009 : Estudantes brasileiros ficam em 54º em ranking de 65 países

Fabiana Carvalho/MEC
25 mil estudantes brasileiros com idades entre 15 e 16 anos vão participar do Pisa
A avaliação compreende provas escritas de leitura, matemática e ciências, e uma parcela dos estudantes responde também a testes eletrônicos de leitura e resolução de problemas matemáticos. As provas vão acontecer entre os dias 2 a 31 de maio, em 902 escolas públicas e particulares, rurais e urbanas, das 27 unidades da Federação. Pela regra do Pisa, participam neste ano alunos nascidos em 1996 que estejam cursando do sétimo ao nono ano do ensino fundamental ou de qualquer série do ensino médio.

Em 2009, o Pisa foi aplicado em 65 países e o Brasil ficou em 54º lugar . Apesar de estar entre os "lanterninhas", o Brasil está entre os países que mais aumentaram a média das notas nas três áreas na última década, segundo a OCDE. De 2000, quando foi avaliado pela primeira vez, até 2009, o desempenho do País cresceu 33 pontos.

Custo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que coordena o Pisa no país, estima que a execução do programa custará R$ 2,8 milhões. Os recursos serão aplicados em seleção e treinamento de recursos humanos, infraestrutura de treinamento, digitalização das provas e questionários e armazenamento do material. O exame terá 27 coordenadores estaduais, 902 aplicadores (um por escola) e 902 coordenadores indicados pelas unidades participantes, entre outros profissionais da educação.

A cada edição do Pisa a ênfase recai sobre uma das áreas do conhecimento avaliadas. Em 2012, será matemática. Na última avaliação, o Brasil teve o pior desempenho justamente nesta disciplina, e ocupou a 57º posição . Em ciências, o País ficou em 53º e em Leitura, em 48º lugar.

    Leia tudo sobre: pisaavaliação internacionaleducação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG