Enigma de matemática dado a estudantes de Cingapura faz mundo quebrar a cabeça

Por BBC | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Problema usado em competição de matemática se torna viral nas redes sociais e desafia conhecimento de lógica matemática

BBC

Não é todo dia que um problema matemático se torna viral na internet. Mas um enigma de lógica proposto a alunos de uma escola secundária em Cingapura conseguiu realizar essa façanha.

O interesse foi tanto que o problema foi parar em portais de notícias no Reino Unido e um programa de TV até convidou um matemático para explicar ao público - passo a passo - como chegar a sua solução (veja aqui).

Problema matemático virou viral na internet
Getty Images
Problema matemático virou viral na internet

O fenômeno surgiu quando o apresentador de TV de Cingapura Kenneth Kong publicou o problema em seu perfil em uma rede social.

A princípio, pensou-se que o enigma havia sido criado para crianças de 10 anos de idade, o que acabou provocando críticas de que o sistema educacional de Cingapura, porque o público considerou a questão matemática difícil demais para crianças tão jovens.

Mas depois Kong esclareceu que o problema foi criado para estudantes de 15 anos que participavam na semana passada da Sasmo (sigla da Olimpíada de Matemática de Cingapura e de Escolas Asiáticas).

Os organizadores do evento disseram que o problema visava selecionar os melhores do grupo.

Mesmo assim, a questão levou muitos internautas a ver o problema como explicação para a razão de Cingapura estar entre os primeiros países nos rankings internacionais de matemática.

Veja abaixo o problema: 

Alberto e Bernard acabam de conhecer Cheryl e querem saber qual é a data do aniversário dela. Cheryl dá a eles uma lista com 10 datas possíveis.

15 de maio, 16 de maio, 19 de maio

17 de junho, 18 de junho

14 julho 16 de julho

14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto

Cheryl conta então, para Albert, o mês e, para Bernard, o dia.

Albert: "Não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas sei que Bernard também não sabe."

Bernard: "A princípio não sabia quando era o aniversário de Cheryl, mas agora já sei."

Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário dela."

Então quando é o aniversário de Cheryl?

Confira aqui a resposta ao enigma de Cingapura

Rodrigo Sanches Ângelo durante entrega de medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática. Maioria dos medalhistas que levaram o ouro era mais velha e veterana. Foto: DivulgaçãoEquipe brasileira (direita para esquerda): Carlos Shine, Maria Clara, Rafael Miyazaki, Franco Matheus, Lucas Camelo, Rodrigo Sanches e Henrique Fiuza. Foto: DivulgaçãoEquipe brasileira durante a competição. Desempenho garantiu o 19º lugar. Foto: DivulgaçãoRodrigo Sanches Ângelo, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática. Foto: DivulgaçãoJoão Lucas, no segundo dia de provas. Foto: DivulgaçãoFranco Matheus Severo e a equipe olímpica durante a preparação intensiva para a Olimpíada Internacional de Matemática. Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: matemáticaobmepeducação básica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas