Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol

A briga judicial é pelos direitos autorais da capa do "Disco da Banana"

Valor Online |

Divulgação
Capa de "Velvet Underground & Nico", o "Disco da Banana", criação de Andy Warhol
A banda americana Velvet Underground, que fez história entre 1967 e 1973, processou a Fundação Andy Warhol acusando-a de violar a marca registrada da famosa capa do "disco da banana", "The Velvet Underground & Nico" (1967), primeiro álbum do grupo, segundo a agência Bloomberg.

Os fundadores da banda, Lou Reed e John Cale, disseram que a fundação infringiu o design ao licenciá-lo para terceiros, de acordo com a queixa registrada ontem em uma corte federal em Manhattan. Na época do lançamento do disco, a banda e Andy Warhol (1928-1987), o mais proeminente nome da pop arte, mantinham uma colaboração criativa  - a capa, por exemplo, foi criada pelo artista.

Siga o iG Cultura no Twitter

De acordo com a ação judicial, a Warhol Foundation tem interesse sobre os direitos autorais. Já a banda diz que o design está em domínio público.

 "The Velvet Underground & Nico" é um dos discos mais influentes da história do rock, e apesar de não ter feito sucesso comercial à época, o álbum tem faixas que adquiriram o status de "cult", como "Femme Fatale", "I'm Waiting for My Man" e "Sunday Morning".

Leia também: Lou Reed dribla rigor e canta em São Paulo

    Leia tudo sobre: velvet undergroundandy warholnicopop arte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG