Mateus Prado

Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro

Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

Linguagens e Códigos: Uma prova de interpretação

Códigos usados para a comunicação são construções humanas. Entenda as competências cobradas nesta prova do Enem

01/11/2010 15:38 - Atualizada às 15:41

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A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) reúne o que é discutido em algumas das aulas de Português, Literatura, Artes, Educação Física e Línguas (Inglês e Espanhol) no Ensino Médio.

Podemos considerá-la a prova mais fácil de ser resolvida no ENEM, apesar de os enunciados das questões serem grandes. É a prova em que os alunos acertam mais questões. Como a nota do ENEM sempre é divulgada considerando a distância dos alunos em relação ao resultado médio dos concluintes do Ensino Médio (desvio-padrão), é sempre a prova que tem a menor nota máxima no ENEM. Quase todas as questões são interpretativas e de resolução de situações-problema. Serão cobradas nove competências dos alunos, sendo, em média, cinco questões de cada uma delas.

Veja quais são as nove competências exigidas:

Quem Não Se Comunica, Se “Trumbica”: Será importante compreender que os códigos usados para a comunicação são construções humanas, arbitrárias, aceitas socialmente. É preciso entender que há vários tipos de códigos, além do texto escrito, utilizados para a comunicação, como a linguagem verbal, visual e sonora. Cada tipo de linguagem tem um uso social e contexto específico, e para se dar bem nessa competência será importante que o aluno consiga inter-relacionar diversas linguagens. Será comum encontrar questões relacionando principalmente a linguagem escrita com a visual, sobretudo em propagandas impressas, em que é necessário relacionar imagem e texto para entender a mensagem.

Língua Estrangeira Moderna: O candidato pode escolher, no momento da inscrição, se fará a prova com questões ligadas à Língua Inglesa ou à Língua Espanhola. Nessa competência, aparecerão pequenos textos na Língua Estrangeira Moderna escolhida, para que o aluno possa interpretá-los, ou vocábulos estrangeiros utilizados na vida cotidiana no Brasil. As respostas (alternativas) devem vir em português.
É importante saber que a Língua Estrangeira Moderna representa a diversidade cultural, em seu contexto linguístico, mas que em alguns momentos é utilizada como instrumento para simular qualidade a produtos ou prestígio a grupos sociais.

Linguagem Corporal: Aqui o ENEM deseja que o aluno compreenda a prática física como meio de melhorar a sua qualidade de vida e a saúde pública da sociedade. Construções culturais preconceituosas, como o da beleza física (ditadura da estética), são negados pelo ENEM. É importante compreender que os modelos de beleza são construções culturais, principalmente da mídia, e que mudam em diferentes épocas.
Os exercícios devem ser valorizados para a saúde e não para obedecer a padrões estéticos. Estes indicam a necessidade da busca do ser humano, através da prática esportiva, pelo bem-estar.
Também aparecem as formas de manifestação corporal da sociedade, como danças típicas e alguns esportes. Um exemplo claro é a capoeira, patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A Arte Expressando Ideias e Emoções: Na Competência 4, o aluno precisará associar a produção artística com o momento que passa cada população. O momento histórico, social, político e econômico influencia essa produção artística e vice-versa, sendo a arte um elemento de geração de significados aos grupos sociais.
Será preciso que o aluno se porte de forma a respeitar e valorizar a diversidade cultural entre os povos e suas expressões artísticas. A manifestação artística é uma necessidade de expressão das sociedades, e é influenciada pelo momento que elas vivem. Como expressão corporal está na competência 3, e literatura na 5, aqui ficam, principalmente, as artes plásticas e o teatro.

Literatura: Aqui serão cobrados os tipos de texto que a sociedade entende como literatura. O aluno deverá relacionar o texto com os contextos históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos, pensando sempre que o autor está inserido em um meio e as relações com esse meio são fundamentais na constituição do texto literário. O Modernismo é o período literário que mais apareceu no ENEM até hoje.
Também poderão cair questões que trabalhem a intertextualidade, cobrando do aluno semelhanças, diferenças ou influências entre os textos destacados. Outro tema que poderá aparecer nessa competência está ligado à compreensão da importância do patrimônio linguístico para a constituição e preservação da memória e da identidade nacional.

O Texto, seu Contexto e sua Função: Serão cobrados dois eixos centrais. Primeiro, compreender que todo texto tem seu contexto, e, segundo, entender que todo texto tem sua função. As funções de um texto são a narrativa, a expositiva e a persuasiva. O aluno deverá identificar essas funções e entender por que, em cada contexto, aquela função é utilizada.
Sobre contexto, é fundamental entender que todos os textos só adquirem algum sentido quando colocados em um contexto. Neste sentido, esta competência costuma abusar de questões (itens) com a utilização de quadrinhos e charges.

Opiniões e Pontos de Vista: Aqui será necessária a capacidade de compreender os objetivos dos textos das pessoas com quem nos relacionamos, afinal na sociedade existem vários interesses, e várias estratégias e métodos podem ser utilizados para criar ou mudar comportamentos e/ou hábitos. Será preciso identificar esses interesses e estratégias (como intimidação, sedução, comoção, chantagem, etc.), e julgar se os argumentos apresentados têm lógica e se são compatíveis, ou não, com outros textos apresentados. Figuras de linguagem é um conteúdo que vale a pena revisar antes da prova.

Diversidade Linguística: O ENEM exigirá que o aluno respeite as diversidades regionais, sociais e geracionais do uso da língua, se posicionando contra o preconceito linguístico, mas sem negar a necessidade de que se conheça, e em alguns momentos se utilize, a forma culta da língua.
Será preciso compreender as diferenças entre a linguagem formal e informal, e que se associe cada uma dessas formas aos seus contextos, ou ambientes, adequados.
Aparecerá a linguagem culta como instrumento para a garantia de direitos. Por exemplo, é preciso dominar a norma culta da língua para compreender contratos e assim não ser enganado. No mais, a língua é um código imposto por um grupo social e costuma, inclusive, ser utilizada como forma de poder.

Tecnologias da Comunicação: A última competência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias está relacionada às múltiplas tecnologias de comunicação que possibilitam a distribuição do conhecimento e a democratização do acesso à informação. A internet e suas ferramentas (como o Google e demais ferramentas de busca, as redes sociais, blogs, chats, sms, entre outros) serão os temas principais, apesar de poderem aparecer velhas tecnologias de informação.
Será preciso entender o impacto dessas tecnologias na vida das pessoas no passado, hoje e também os possíveis impactos no futuro. Um interessante, e possível, tema para a prova é o futuro da imprensa impressa (jornais e revistas) no Brasil e no mundo. Foi justamente esta competência que gerou o tema da redação do ‘ENEM 2011’.

* Atualizada em 21/06/2012

Sobre o articulista

Mateus Prado - mateusprado@usp.br - Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

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    5 Comentários |

    Comente
    • pedro | 10/06/2011 20:22

      Terminei o ensino médio a mais de quinze anos, tinha perdido o gosto de estudar, mas com o enem voltei a sentir gosto pela coisa. Essas informações estão sendo de muita valia para mim.\nSendo assim também tenho o direito de fazer o enem?

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    • sueli mendes | 06/11/2010 14:18

      Meu filho , está fazendo as provas do ENEM e estou feliz, pois é mt importante esse apoio do
      Governo , aos jovens q/ vão ingressar na Universidade.
      Temos q/ continuar c/ esse evento degrande relevância no cenário brasileiro.

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      rosimeri | 22/10/2011 00:01

      sim claro!! sempre é tempo de estudar!!

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    • Miguel Rivera | 04/11/2010 15:26

      Na prova de língua estrangeira será permitido o uso do dicionario?

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    • simone | 04/11/2010 03:19

      Adorei, a materia

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