Imagens dos últimos ritos do sepultamento do Papa Francisco , na Basílica de Santa Maria Maggiore, foram divulgadas pelo Vaticano, na tarde deste sábado (26). Veja o vídeo abaixo.
Esta última etapa do sepultamento do pontífice, falecido no último dia 21 , foi simples, conforme seu desejo, e fechado ao público, seguindo os ritos do Vaticano .
Encerrada a cerimônia deste sábado na Praça São Pedro , por volta das 12h20 no horário local (7h20, horário de Brasília), o caixão com o corpo de Francisco seguiu a bordo de um papamóvel em cortejo rumo ao local do sepultamento, no Centro de Roma.
Milhares de fiéis acompanharam a comitiva nos cerca de 5,5 km de distância percorridos até o local onde o papa escolheu ser sepultado.
A Basílica de Santa Maria Maggiore é de importância pessoal de Francisco, que frequentava a igreja do centro da cidade italiana principalmente antes e depois de longas viagens. Ao todo, o pontífice teria visitado a basílica 126 vezes durante seu papado.
Na Basília, o rito restrito começou às 13 horas, horário local (7h, horário de Brasília) e foi presidido pelo cardeal Kevin Farrell .
Assista ao vídeo divulgado pelo Vaticano:
“Papa Francisco foi sepultado no nicho do corredor lateral da Basílica de Santa Maria Maior, entre a Capela Paulina, onde está o ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, e a Capela Sforza”, afirmou o Vaticano, em postagem nas redes sociais.
O rito final
Ainda de acordo com o Vaticano, após a oração final, foram impressos no caixão os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, Kevin Joseph Farrell , da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório de Celebrações Litúrgicas do Romano Pontífice, do Capítulo da Basílica da Libéria (Cabido Liberiano) e o selo pessoal do papa.
“Após esses gestos, o caixão foi colocado no túmulo e aspergido com água benta, enquanto o Regina Caeli foi entoado. Em seguida, a última formalidade: o notário do Cabido Liberiano redigiu o ato autêntico atestando o sepultamento e o leu aos presentes”, descreveu o Vaticano.
O Papa Francisco, que evitou ostentações durante todo o seu papado , deixou expresso, em seu testamento, o desejo de que seu túmulo fosse simples e dispensou ritos que denotavam sinais de nobreza comuns às cerimônias de despedida de líderes da Igreja Católica .
Em documento foi assinado em 29 de junho de 2022, o pontífice pediu que seu túmulo fosse simples, no chão, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
O túmulo será aberto à visitação pública neste domingo (27).