Inventor consegue voar com motor preso nas costas

Neozelandês conseguiu subir 1.500 metros do chão e sobrevoar as colinas da região de Canterbury. Veja vídeo

AFP | 08/06/2011 11:28 - Atualizada às 16:11

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Foto: AFP Ampliar

Glenn Martin pretende que tecnologia seja usada em resgates ou para monitoramento do trânsito

O inventor neozelandês Glenn Martin testou, com sucesso, seu protótipo para voar com um motor preso às costas e espera comercializá-lo antes de 18 meses, um sonho acalentado durante muito tempo por amantes da ficção científica.

Depois de 30 anos de pesquisas obstinadas, o "Martin Jetpack" (http://martinjetpack.com) conseguiu, no fim de maio, elevar-se a 1.500 metros do chão e sobrevoar as colinas da região de Canterbury, na ilha do sul da Nova Zelândia, a 100 km/h.

"As primeiras pessoas a utilizá-lo serão pessoal médico para intervenções de emergência", explicou Martin à AFP, em sua oficina em Christchurch.

"Depois será possível equipá-lo com câmeras para informações sobre o tráfego rodoviário e utilizá-lo para ir ao trabalho ou para se divertir", acrescentou.

O artefato futurista deste inventor, que se inspirou nas séries de TV de sua infância, está em fase de testes e será preciso aguardar até 2012 para comprá-lo a um custo estimado em 100.000 dólares (69.000 euros).

Veja o vídeo:

Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV iG: Inventor consegue voar com motor preso nas costas

No ano passado, a revista americana Time considerou esta invenção uma das mais aguardadas do mundo.

Maior que seus antecessores, o jetpack de Glenn Martin é composto de dois cilindros com motores V4 com 2 litros de injeção direta, de 200 cavalos, presos a um comando de fibra de carbono, tudo isto com peso inferior a 115 quilos.

Teoricamente, o aparelho pode voar 30 minutos uma distância de 50 km, mas o inventor trabalha em versões que ofereçam mais possibilidades.

No início do mês, o suiço Yves Rossy, conhecido como "JetMan", sobrevoou o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Com um jato nas costas, ele atingiu velocidades de até 300 km/h - mais rápido que o Jetpack -,  mas voando a 65 metros de altura sobre a borda do cânion. O protótipo do inventor neozelandês chegou a 1.500 metros de altura.

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