Fim de semana e feriado de Natal serão quentes e de chuva na maior parte do País

Previsão do tempo é de alerta para temporais no Sul e Sudeste do Brasil. Calor e chuva também predomina no Centro-Oeste e no Norte. Nordeste terá sol, sem previsão de chuva

iG São Paulo |

O fim de semana e o feriado de Natal devem ter dias típicos de Verão na maior parte do Brasil, informou a Climatempo. Uma frente fria entre o litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, mantem as condições para fortes pancadas de chuva, queda de raios e ventania, principalmente em Florianópolis, Curitiba e São Paulo. 

Mais do feriado: 
Veja o que funciona no feriado de Natal
PRF inicia operação de fim de ano; veja rankings de acidentes e multas no País
Veja o que abre e o que fecha no Natal em São Paulo
Confira o que abre e fecha no feriado de Natal no Rio de Janeiro

Nos Estados do Centro-Oeste e do Norte, o Natal terá características típicas da estação, com dias muito abafados e úmidos, com muitas nuvens, períodos com sol e muitas pancadas de chuva.

Já a maioria das áreas do Nordeste passa o Natal com muito sol sem previsão de chuva, principalmente no interior nordestino.

Leia também:  Ainda mais quente que em outros anos, Verão começa nesta sexta-feira

Veja abaixo como fica a previsão do tempo para o fim de semana, véspera e dia de Natal em cada região:

Região Sudeste
Nesta sexta-feira, o sol aparece forte e não chove no centro-norte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e no Espírito Santo, no primeiro dia da nova estação. Em todas as demais áreas do Sudeste, o dia é de sol, calor, com tempo abafado, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva a partir da tarde que podem ser fortes.

Alessandro Buzas/Futura Press
Sudeste deve ter calor e chuva no feriado

No sábado, uma nova frente fria avança pelo Sudeste. O tempo fica carregado em todo o Estado de São Paulo e sul de Minas. Nestas áreas, há risco de temporal e potencial apara alagamentos e deslizamentos de terra. No Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, o tempo seco e o forte calor predominam e não há expectativa de chuva. Nas demais áreas, com o forte aquecimento e a alta umidade do ar, a nebulosidade aumenta durante a tarde e são esperadas algumas pancadas de chuva que por vezes podem ser fortes.

No domingo, a tempo segue instável na Grande São Paulo, litoral paulista, capital fluminense, sul e triângulo mineiro. Nestas áreas, a nebulosidade é maior e ocorrem breves períodos de sol. Há risco de chuva forte a qualquer hora do dia. No sul e em cidades localizadas no centro do Estado de São Paulo, e no interior mineiro, o sol ainda predomina e faz calor. Com o tempo abafado, a nebulosidade aumenta e provoca pancadas de chuva a partir da tarde. Só não deve chover no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, incluindo Vitória.

Na segunda-feira, o dia será típico de Verão. O sol aparece forte e faz calor em toda a região. Por causa do forte aquecimento e da alta umidade do ar, há previsão de chuva a partir da tarde em grande parte do Sudeste, exceto no norte de Minas Gerais, onde a massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens e não chove.

Na terça-feira, dia de Natal, a massa de ar seco e quente ganha força e o sol aparece forte em toda a região. Em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, inclusive a região do Alto São Francisco, as pancadas de chuva estão previstas a partir da tarde em pontos isolados. Nos Vales do Jequitinhonha e do Rio Doce e no Espírito Santo, o sol aparece forte, faz calor e não chove.

Região Sul
Nesta sexta-feira, o avanço de uma frente fria pelo Sul deixa o tempo fechado com chuva a qualquer hora no centro do Estado gaúcho, oeste de Santa Catarina e do Paraná. No sul gaúcho, o sol reaparece fraco no começo do dia, mas ainda chove. A partir da tarde, não chove mais. Nas demais áreas da região, o sol ainda predomina e faz calor, mas a nebulosidade cresce a medida que a frente fria passa e há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

AE
Florianópolis pode ter chuva forte e ventania neste final de semana

No sábado, o tempo fica chuvoso no leste de Santa Catarina e no Paraná. No centro-sul gaúcho, o sol aparece e não chove, mas a temperatura fica baixa. Nas demais áreas, o sol aparece, a nebulosidade aumenta e provoca pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

No domingo, o sol volta a predominar nos três Estados da região. A faixa leste dos Estados amanhece com nevoeiro e ao longo do dia o sol aparece e não chove. Nas demais áreas da região, o sol aparece, porém o tempo fica abafado, muitas nuvens se espalham e ocorrem pancadas de chuva.

Nesta segunda-feira, véspera de Natal, uma nova frente fria avança em direção ao Sul do Brasil. Com a passagem deste sistema, as nuvens de chuva se espalham sobre o sul gaúcho e há condição para pancadas de chuva a qualquer hora dia. Ao longo da manhã chove com fraca intensidade, ao longo do dia as chuvas se intensificam. Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no Paraná, o dia será de muito sol e calor com previsão de chuva á partir da tarde em pontos isolados.

Na terça-feira, dia de Natal, a presença da frente fria no Sul do Brasil aumenta a instabilidade no Rio Grande do Sul. Em todo o Estado gaúcho e no centro-sul de Santa Catarina, o tempo fica nublado e com chuva a qualquer hora do dia. No Paraná, inclusive a capital e o litoral paranaense, o sol aparece forte. Com o ar quente e úmido, as nuvens se formam com facilidade e chove á partir da tarde.

Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, o dia é de sol forte e calor nos três Estados do Centro-Oeste do Brasil. Mas, as nuvens aumentam e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

No sábado, o sol aparece em alguns momentos no oeste de Mato Grosso, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas o céu fica sempre com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol predomina, mas o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

No domingo, o sol aparece mais forte em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul e no leste e oeste de Mato Grosso. Nessas áreas, ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais localidades do Centro-Oeste, inclusive em Cuiabá, as nuvens ficam mais carregadas, o sol pouco aparece e chove a qualquer hora do dia.

Nesta segunda-feira, véspera de Natal, e nesta terça-feira, dia de Natal, o tempo quente e úmido predomina em grande parte da região. No Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Distrito Federal e no centro-leste de Mato Grosso, inclusive a capital Cuiabá, as nuvens de chuva se formam com facilidade e chove a partir da tarde em pontos isolados. Nas demais áreas mato-grossenses, áreas de instabilidade mantém o tempo carregado e chove a qualquer hora.

Região Nordeste
Nesta sexta-feira, primeiro dia do Verão, o tempo fica ensolarado, quente e seco em quase todo o Nordeste do País. Algumas nuvens se espalham e provocam pancadas rápidas de chuva no centro-oeste do Maranhão.

Divulgação
Tempo aberto e calor no Nordeste neste feriado

No sábado, o sol predomina e faz calor em todo a região. No Maranhão, centro norte do Piauí e do Ceará, há previsão de chuva rápida no decorrer do dia. Nas demais áreas nordestinas o tempo segue seco e quente.

Nos domingo, o ar mais seco predomina e o tempo fica firme, com sol forte, calor e baixa umidade durante a tarde na maior parte do Nordeste. Rápidas pancadas de chuva ocorrem no litoral cearense, centro-norte do Piauí e no Maranhão.

Na segunda-feira, véspera de Natal, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aumenta as condições de chuva em pontos isolados da região. No Maranhão e na maior parte do Piauí, inclusive em Teresina, há risco de chuva forte a partir da tarde em pontos isolados. No litoral sul da Bahia, os ventos úmidos que sopram do oceano espalham muitas nuvens e chove de forma rápida e isolada. Nas demais áreas da região, áreas de agreste e sertão, o sol aparece forte e não há previsão de chuva.

Na terça-feira, dia de Natal, a massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva na maior parte da região, exceto no Maranhão e no litoral sul da Bahia. Nestas áreas, o calor e alta umidade ajudam a formar nuvens de chuva e as pancadas estão previstas á partir da tarde em pontos localizados.

Região Norte
Nesta sexta-feira, o tempo fica bastante abafado e instável em todo o Norte do País. No leste do Tocantins o tempo fica seco. O dia ainda é de sol forte e pancadas rápidas de chuva à partir da tarde no centro-sul do Pará e do Amazonas, em Rondônia, no sul, oeste e norte de Tocantins. Nas demais áreas da Região, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.

No sábado, o sol aparece com mais força e não chove no leste do Tocantins. Nas demais áreas do Tocantins e no centro-leste do Pará, o tempo fica abafado e a chuva cai de forma rápida a partir da tarde. Nas demais localidades do Norte, o céu fica sempre com muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia, intercalando alguns períodos de sol.

No domingo, o tempo fica bastante instável em quase todo o Norte. No Tocantins, no leste do Pará e em Rondônia, o sol aparece mais forte e as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e passageira a partir da tarde. Nas demais áreas da região, o céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia, intercalando aberturas de sol.

Nesta véspera de Natal, áreas de instabilidade mantem o tempo carregado em grande parte do Norte do País. No centro-sul do Acre, na maior parte do Amazonas, Rondônia, Roraima e centro-oeste do Pará, há condições para chuva com até forte intensidade a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, inclusive em Palmas, a chuva está prevista á partir da tarde por causa do forte aquecimento e da alta umidade do ar. No Amapá, o ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) aumenta a condição para chuva forte, mas que não devem durar muito tempo.

Na terça-feira, as áreas de instabilidade ganha força e espalham muitas nuvens de chuva por toda a região. No Amazonas, no Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e no centro-oeste do Pará, chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, inclusive em Palmas, o tempo quente e úmido favorece as pancadas de chuva á partir da tarde.

    Leia tudo sobre: natalespecial natalprevisão do tempocalorchuvaferiado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG