Incêndio em equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) teria causado o problema. Tocantins, DF, Sul e Sudeste também podem ter sido afetadas

Um apagão atingiu vários Estados de pelo menos duas regiões do país entre a noite desta quinta-feira (25) e a madrugada de hoje. Até o momento, a falta de luz foi confirmada pelo pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em parte do Norte e no Nordeste. 

Leia mais: 

Técnicos vão ao Tocantins e Maranhão para investigar causa de apagão
Apagão deixa seis Estados do Nordeste sem energia elétrica

As causas ainda são apuradas pelo órgão. No entanto, a ONS acredita que um incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) teria causado o desabastecimento de energia. O problema ocorreu na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

Foto durante apagão que começou por volta da 0h desta sexta-feira, em Salvador, na Bahia
Raul Golinelli/Futura Press
Foto durante apagão que começou por volta da 0h desta sexta-feira, em Salvador, na Bahia


Segundo informação da assessoria da ONS, o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta de 1h30 da manhã, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.

Há uma reunião agendada para o dia 29 que, segundo a assessoria do ONS, é rotina. Não está afastada, no entanto, a possibilidade de uma convocação de urgência, ainda nesta sexta-feira, para examinar o caso.

Problema em transformador provoca apagão em cinco Estados do País

A ONS investiga a extensão da falta de energia no Distrito Federal e no Tocantins, pois há relatos que a maior parte da capital do Estado, Palmas, e cidades nos arredores ficaram sem luz durante a madrugada. Sul e Sudeste podem ter sido afetados também. 

*com AE e Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.