O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton (1993-2001), parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas urnas. No Twitter, o norte-americano destacou que o processo eleitoral brasileiro é "credível e pacífico".
"Calorosas felicitações ao Lula por sua vitória nas eleições presidenciais limpas e justas do Brasil. O povo brasileiro deve se orgulhar de seu processo eleitoral confiável e pacífico", publicou Clinton.
O presidente Joe Biden foi um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar Lula na rede social. A mensagem foi postada menos de 40 minutos após a confirmação do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O norte-americano deve conversar com o petista por telefone ainda nesta segunda-feira.
"Envio meus cumprimentos a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil depois de eleições livres, justas e confiáveis", disse o presidente dos Estados Unidos.
Biden também afirmou que espera que os países consigam "trabalhar juntos, para continuar com a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos".
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, parabenizou o povo brasileiro "por exercer seu direito ao voto e reafirmar a fortaleza de sua democracia".
"Esperamos continuar nossa forte parceria com o presidente eleito, à medida que construímos um hemisfério democrático, próspero e equitativo", acrescentou.
A embaixada americana em Brasília enviou cumprimentos a Lula e elogiou o sistema eleitoral do país pelas eleições "bem sucedidas, livres e justas".
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.