Joe Biden, Emmanuel Macron e Nicolás Maduro
Reprodução: commons e Flickr/montagem iG - 30/10/2022
Joe Biden, Emmanuel Macron e Nicolás Maduro

Minutos após a  vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais , líderes mundiais parabenizaram o petista. Chefes de países da América Latina foram os primeiros a se pronunciar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , parabenizou o petista e citou "eleições livres" no Brasil. "Envio meus parabéns ao Lula por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalhar juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos".

América Latina

Antes mesmo do anúncio oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Colômbia,  Gustavo Petro , publicou em seu Twitter: "Viva Lula".

O presidente do Chile, Gabriel Boric , compartilhou uma foto do presidente eleito e escreveu: "Lula. Alegría".

Alberto Fernández , presidente da Argentina escreveu: "Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos".

Ainda, a vice-presidente argentina, Cristina Kirchner também comemorou a vitória de Lula. "Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul", disse nas redes sociais.

Na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro mencionou que a "democracia triunfou". "Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou", disse o chefe venezuelano.

O presidente do Uruguai,  Luis Lacalle Pou , também  reconheceu a vitória de Lula.

“Saudamos o presidente eleito do Brasil, Lula. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”, afirmou.

Pedro Castillo , presidente do Peru elogiou o “camarada Lula, trabalhador, sindicalista, lutador”, dizendo que sua vitória “é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso , disse que fortalecerá a amizade entre os países.

“Na democracia, continuaremos a fortalecer a amizade e a cooperação entre nossos países, por dias melhores para nossos cidadãos. Nossa região continua se integrando na pluralidade”, disse Lasso.

Andrés Manuel López Obrador , presidente do México, declarou que “haverá igualdade e humanismo” com a vitória do petista.,

O líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez , parabenizou o “querido irmão Lula” em favor da “unidade, da paz e da integração latino-americana”.

Luis Arce , presidente da Bolívia, declarou que a vitória de Lula “fortalece a democracia” e “conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”.

América do Norte

No Canadá, o premiê Justin Trudeau comemorou a vitória do petista e disse que está ansioso para "fortalecer a parceria" entre os países.

“Os brasileiros decidiram. Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em nossas prioridades compartilhadas – como proteção ambiental. Parabéns, Lula!”, afirmou.

Europa

O presidente da França, Emmanuel Macron , citou renovar "vínculos de amizade" entre as duas nações. "Parabéns, querido Lula, por sua eleição que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países".

O primeiro-ministro de Portugal,  António Costa , parabeniza Lula e cita "causas globais". "Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente o Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais", disse Costa.

O chefe da União Europeia,  Josep Borrell , afirmou que está ansioso para trabalhar com o petista. "Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns pela sua eleição, Lula! Estou ansioso para trabalhar juntos e promover as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado".

Na Espanha, o primeiro-ministro  Pedro Sánchez,  também se pronunciou. "Parabéns, Lula, pela vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seus sucessos serão os do povo brasileiro".

Olaf Sholz , o chanceler da Alemanha, parabenizou o petista e citou a questão climática.

“Parabéns a Lula por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o Brasil – em particular nas questões de comércio e de proteção climática”, declarou.

O recém-empossado primeiro-ministro do Reino Unido,  Rishi Sunak , também cumprimentou Lula pela vitória no segundo turno e disse estar pronto para trabalhar com o novo presidente brasileiro.

“Parabéns a Lula por sua vitória nas eleições brasileiras. Estou ansioso para trabalhar juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”, afirmou o britânico.

Volodymyr Zelensky , presidente da Ucrânia, também deu os parabéns a Lula e ressaltou colaboração para a segurança da democracia.

"Parabéns a @LulaOficial com vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Confio numa colaboração ativa com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica 🇺🇦-🇧🇷 para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!", disse Zelensky.

Ásia

O líder da China, Xi Jinping , também parabenizou Lula e mencionou uma cooperação bilateral entre China e Brasil.

“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula para fazer planos conjuntos de uma altura estratégica e perspectiva de longo prazo, e levar a parceria estratégica abrangente China-Brasil a um novo nível”, disse Xi em uma mensagem de felicitações.

Xi declarou ainda que o aprofundamento da cooperação bilateral seria “conducente à manutenção da paz e estabilidade regional e mundial e à promoção do desenvolvimento e da prosperidade comuns”.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin , disse, em nota divulgada pelo Kremlin, que “os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política”.

“Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”, acrescentou.

Oceania

Na Austrália, o premiê Anthony Albanese , comemorou a vitória de Lula e disse estar ansioso para trabalhar com o petista.

“Enormes parabéns a Lula pela tremenda vitória nas eleições brasileiras”, disse ele. “Estamos ansiosos para trabalhar com você na proteção do nosso meio ambiente global.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!