Lula e Alckmin participam de caminhada em Porto Alegre (RS), partindo do Monumento dos Açorianos
Ricardo Stuckert - 19.10.2022
Lula e Alckmin participam de caminhada em Porto Alegre (RS), partindo do Monumento dos Açorianos

Depois de 20 anos de sua primeira vitória, o ex-presidente Luiz Inácio  Lula  da Silva (PT) venceu novamente o pleito e governará o Brasil pela terceira vez. Ele derrotou o atual presidente, Jair  Bolsonaro  (PL), e assumirá o Planalto a partir de janeiro de 2022.  Lula foi o mais votado no segundo turno das  eleições 2022 . Segundo os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na noite de hoje, o petista teve mais de 60 milhões de votos (60.345.999, o equivalente a 50,9% dos votos válidos).

Bolsonaro teve 58.206.354 de votos (49,1% dos votos válidos) e ainda não se manifestou sobre a derrota nas urnas. A expectativa por parte dos petistas de uma possível vitória no primeiro turno não foi confirmada e a eleição foi definida somente hoje. Lula irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026.

Desde a redemocratização, essa é a nona eleição. Pela primeira vez, o presidente em exercício que tentou a reeleição não terminou eleito. Outro dado histórico . Como apontou o  iG , os líderes nas pesquisas sempre terminaram eleitos.

Desde o começo da campanha, em 16 de agosto, Lula aparecia em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais. O ex-presidente conseguiu reunir em sua campanha nomes que eram adversários em eleições passadas, como o seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, Marina Silva, e desafetos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Além deles, Lula teve o apoio do ex-ministro Joaquim Barbosa.

Bolsonaro apostou todas as suas fichas na prorrogação do Auxílio-Brasil e em uma melhora da economia. Na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente usou seu discurso para atacar seu concorrente, como fez nos debates ao chamá-lo de presidiário. Apesar disso, ele nunca conseguiu uma grande recuperação nas pesquisas. Seu discurso contra as urnas e colocando em dúvida o sistema eleitoral tampouco deu resultado para além do seu grupo de seguidores. Os constantes ataques contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes também não surtiram efeito nas urnas.

Primeiro Turno

Lula terminou com 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,20% . Apesar de uma expectativa por parte dos petistas de uma possível vitória no primeiro turno, a eleição precisou ser decidida neste 30 de outubro.

O petista teve um total de 57.259.504 votos no primeiro turno, contra 51.072.345 do atual presidente.

Bolsonaro começou a apuração em primeiro lugar e com uma vantagem de cerca de sete pontos sobre Lula, mas o petista virou a disputa e conseguiu terminar em primeiro com uma vantagem de mais de 6 milhões de votos.

Apoios

Depois do primeiro turno, Lula recebeu apoio de Simone Tebet e Ciro Gomes, terceiro e quarto colocado na eleição. Já Bolsonaro teve apoio de governadores eleitos, como Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD) e Cláudio Castro (PL).  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!