O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) realizou um sobrevoo na manhã deste sábado (24) sobre regiões do interior de São Paulo atingidas por incêndios de grande magnitude ocorridos na sexta-feira (23).
Mesmo com o aumento no número de cidades em alerta máximo para queimadas neste sábado, o governador afirmou que a situação melhorou.
"Hoje a situação está ficando sob controle, a maioria dos focos já está sendo extinta, e haverá um esforço grande, com toda essa coordenação, para que possamos controlar os incêndios", comentou Tarcísio.
De acordo com o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, atualmente, 34 municípios estão em alerta máximo para queimadas, enquanto 24 possuem focos ativos de incêndio. Essas regiões estão sofrendo com a baixa umidade do ar e o alto risco proporcionado pela onda de calor que atinge todo o estado.
Tarcísio teve ao seu lado o coronel Henquel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo. A comunicação do governo do estado não divulgou quais cidades serão visitadas e monitoradas pelo governador.
Por conta das queimadas, Freitas ordenou que fosse criada um gabinete de crise para agir contra as queimadas. No fim da tarde de ontem os céus de diversas cidades foram cobertas por fumaças, tendo bloqueio de estradas, evacuação de ruas e até a morte de dois funcionários de uma usina que foram tentar apagar as chamas em Urupês.
Veja as 24 cidades com focos ativos de incêndio
- Monte Alegre do Sul
- Alumínio
- Santo Antônio de Aracanguá
- Piracicaba
- Pontal
- Torrinha
- Santo Antônio da Alegria
- Nova Granada
- Iacanga
- Taquarituba
- Coronel Macedo
- Pompeia
- Boa Esperança do Sul
- Pitangueiras
- Salmourão
- Lucélia
- Poloni
- Dourado
- Jaú
- Presidente Epitácio
- Bebedouro
- Bananal
- Ibitinga
- Tabatinga
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp
e da nossa comunidade no Facebook.