Bolsonaristas golpistas invadindo Congresso, STF e Palácio do Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 08.01.2023
Bolsonaristas golpistas invadindo Congresso, STF e Palácio do Planalto

A quarta fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (03). As buscas são para identificar as pessoas que participaram, financiaram ou incitaram os atos golpistas que destruíram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro .

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal (STF), no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. 

Os crimes investigados são:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Golpe de Estado;

  • Dano qualificado;

  • Associação criminosa;

  • Incitação ao crime;

  • Destruição;

  • Deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Na última sexta (27), na terceira fase da operação, os mandados também foram cumpridos em cinco estados e no DF . Durante a primeira fase, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões, um dos alvos conseguiu fugir pela janela de casa e ainda segue foragido.

Desde os atos em Brasília, mais de 1.200 pessoas foram presas, uma intervenção federal no Distrito Federal foi decretada, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!