A terceira fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (27). As buscas são para identificar as pessoas que participaram, financiaram ou incitaram os atos golpistas que destruíram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro .
Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal (STF), no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
Os crimes investigados são:
-
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
-
Golpe de Estado;
-
Dano qualificado;
-
Associação criminosa;
-
Incitação ao crime;
-
Destruição;
-
Deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, falou sobre o início da terceira fase operação em publicação das redes sociais.
"Hoje estão sendo cumpridos, pela Polícia Federal, mais 11 mandados de prisões preventivas e 27 de busca e apreensão contra golpistas e terroristas. A autoridade da lei é maior do que os extremistas", disse Dino.
Operação Lesa Pátria
Na última sexta-feira (20), a PF iniciou a primeira fase da operação para cumprir oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Entre os alvos, estão um empresário, uma intérprete de libras, um ex-funcionário terceirizado do governo e um influenciador que incitava atos antidemocráticos.
Veja quantos mandados são cumpridos por unidade da federação na primeira fase:
-
Distrito Federal: 5 de busca e apreensão e 2 prisões
-
Goiás: 1 busca e apreensão
-
São Paulo: 7 busca e apreensão e 3 prisões
-
Rio de Janeiro: 1 busca e apreensão e 1 prisão
-
Minas Gerais: 1 busca e apreensão e 1 prisão
-
Mato Grosso do Sul: 1 busca e apreensão e 1 prisão
A Polícia Federal pede para que, caso alguém tenha informações sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques do último dia 8, encaminhe a identificação para o e-mail [email protected].
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.