Dois petistas podem compor o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de janeiro do próximo ano. Segundo aliados, os deputados federais Paulo Teixeira (SP) e Paulo Pimenta (RS) podem assumir o Ministério das Comunicações e a Secretaria de Comunicação Social, respectivamente.
As indicações tem o objetivo de equilibrar o partido internamente. Teixeira tem boa articulação no Tribunal Superior Eleitoral e bom trânsito na área jurídica. Com a nomeação, Teixeira deve deixar o posto de secretário-geral do PT.
Já Pimenta é amigo pessoal de Lula. A partir do próximo ano, a Secom voltará a ter status de ministério.
Dos 21 nomes anunciados até agora, são sete petistas. A Secretaria de Relações Institucionais ficará sob o comando do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência será o deputado federal Márcio Macedo (PT-SE).
O Ministério de Desenvolvimento Social passará para Wellington Dias (PT-PI). Outro ex-governador petista que integrará a equipe de Lula na Esplanada é Camilo Santana, do Ceará, à frente do Ministério da Educação.
No Ministério do Trabalho assumirá o deputado federal Luiz Marinho (PT-SP). Fernando Haddad na Economia e Rui Costa na Casa Civil, duas das principais pastas do governo, também ficarão com o PT.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.