O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não irá comparecer ao debate presidencial marcado para esta sexta-feira (21), promovido pelo pool de veículos CNN, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Terra, Veja e Nova Brasil FM. O segundo turno das eleições 2022 ocorre no dia 30 de outubro.
Com a ausência do candidato do PT, somente o presidente Jair Bolsonaro (PL) será entrevistado às 21h30 pelo pool.
De acordo com a CNN, a Coligação Brasil da Esperança, responsável pela candidatura de Lula, justificou “incompatibilidade de agendas”.
“Infelizmente, por incompatibilidade de agendas, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva não poderá comparecer ao debate realizado pelo SBT e emissoras parceiras neste segundo turno”, disse a coligação, em comunicado enviado aos veículos colaboradores do debate.
O primeiro debate presidencial para a nova rodada das eleições 2022, protagonizado pelos candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), ocorreu no último domingo (16) em São Paulo. O evento foi realizado por um pool de veículos jornalísticos TV Bandeirantes, Cultura, portal UOL e jornal Folha de S.Paulo.
Primeiro turno
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504 votos), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345 votos)
. O vencedor da disputa irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.
Os outros candidatos que apareciam em seguida nas pesquisas de intenção de voto e foram derrotados pelo petista e pelo atual presidente eram Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) . Tebet marcou 4,16% (4.915.423 votos) e Ciro, 3,04% (3.599.287 votos).
Segundo turno
No dia 30 de outubro, os eleitores irão votar para o cargo de governador (nos estados em que haverá segundo turno) e para o cargo de presidente da República.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.