A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula
da Silva ( PT
) usará a última semana da campanha para jogar pesado contra o presidente Jair Bolsonaro
(PL) na propaganda eleitoral da TV e rádio. Os petistas usarão a mesma estratégia que adotarão em 2014, contra a então candidata do PSB, Marina Silva
, atualmente na Rede.
Segundo apurou o Portal iG, o Partido dos Trabalhadores exibirá um “Brasil com Bolsonaro reeleito”. A ideia é apresentar como será o país, caso o atual chefe do executivo federal tenha um segundo mandato. Autoritarismo, interferência no STF, miséria, desmatamento na Amazônia, desemprego e inflação alta serão os pontos tocados nas peças publicitárias.
O partido também abordará os ataques promovidos por apoiadores de Bolsonaro contra as igrejas e padres católicos. O objetivo é mostrar um contraponto sobre a intolerância religiosa. O PT quer ter o maior número de eleitores católicos para derrotar seu principal adversário nas eleições 2022 .
A estratégia é deixar claro que a reeleição do atual governante terá resultados piores em relação ao primeiro mandato. O discurso de “proteger a democracia” e “salvar o Brasil da fome” será reforçado.
A tática foi usada no primeiro turno das eleições de 2014. À época, pesquisas internas indicavam que Marina Silva tinha maior potencial de vitória contra Dilma Rousseff do que Aécio Neves. Por conta disso, os petistas iniciaram uma campanha pesada contra a ex-ministra do Meio Ambiente.
A propaganda do PT mostrou como seria um Brasil nas mãos de Marina. Na ocasião, a ex-ministra ficou indignada e falou que jamais imaginou que seu antigo partido a atacasse daquela forma. Ela rompeu com a sigla e apoiou Aécio Neves no segundo turno.
Marina só fez as pazes com o Partido dos Trabalhadores neste ano, quando aceitou apoiar Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo. Semanas depois, encontrou-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se tornou figura importante na campanha presidencial.
PT também venderá esperança
O partido não quer apenas trabalhar com o “medo” do eleitor. A sigla também exibirá propagandas que falam de esperança. O ex-presidente Lula terá papel fundamental ao defender seus dois mandatos (2003-2010) e como o brasileiro “era mais feliz”.
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