A senadora Simone Tebet
(MDB) conquistou a confiança do ex-presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT) e tem ganhado espaço na campanha
do petista. A terceira colocada no primeiro turno das eleições 2022
tem tido conversas diárias com a cúpula do PT
e dado sugestões para alcançar o eleitorado mais de centro, principalmente mulheres da classe média.
Uma das sugestões acatadas pela sigla, que se tornou notícia nos últimos dias, foi a decisão de pedir aos apoiadores que participem de atos de Lula com roupas brancas. Segundo ela, o vermelho é uma marca muito forte do PT e pode afastar o eleitorado indeciso ou que tem maior inclinação por ideologias de direita.
Tebet também sugeriu que o ex-presidente incentive o empoderamento feminino em relação ao trabalho. Ela acredita que a proposta de igualar o salário entre homens e mulheres que possuem o mesmo currículo e trabalham fazendo a mesma função possa aumentar a popularidade do petista.
No fim de semana, Lula participou de um comício em Belo Horizonte (MG) e defendeu o projeto no palanque, sendo aplaudido pelo público. Inclusive, ele trabalha com a hipótese de falar do tema durante o debate, porque sabe que seu adversário Jair Bolsonaro (PL) não é favorável ao plano.
“A Simone explicou para o presidente [Lula] que essa proposta foi uma das mais aceitas durante sua campanha. As mulheres acham um absurdo fazerem o mesmo trabalho e receber menos do que um homem. Por isso que a proposta ganhará um espaço maior no segundo turno”, diz um dos coordenadores da campanha.
A educação também é outro tema muito defendido por Tebet e que Lula concorda. “Os dois possuem o mesmo sentimento sobre a educação. Esse tema é muito discutido por ambos e o [ex] presidente tem gostado demais das sugestões dela para a área”, explica.
Tebet pode ser ministra?
Essa pergunta segue circulando entre membros do MDB, mas nada tem sido discutido dentro da campanha de Lula. O ex-presidente está focado totalmente na campanha, tanto que pediu para Tebet ajudá-lo a conversar com mulheres, principalmente da classe média.
A senadora tem gostado do espaço que foi dado pelo PT para ela fazer parte da equipe. Quando questionada sobre um possível ministério, Simone tem desconversado.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.