35% dos eleitores brasileiros avaliaram como ruins ou péssimas as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as comemorações do dia 7 de setembro, de acordo com pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado
(10).
Por outro lado, 40% dos eleitores disseram que as declarações foram ótimas ou boas. 18% acharam as falas regulares, enquanto 7% não souberam ou não responderam.
Durante discurso em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na última quarta-feira (7), Bolsonaro chamou a si mesmo de "imbrochável" e puxou coro de apoiadores. A palavra chegou a ser traduzida na imprensa internacional .
Além deste episódio, que marcou o dia, Bolsonaro ainda fez ataques diretos ao ex-presidente Lula
e afirmou que "a história pode repetir" ao citar fatos como o golpe militar que implantou a ditadura militar no Brasil, em 1964, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e sua própria eleição em 2018. "O bem sempre venceu o mal", afirmou.
Ainda de acordo com a pesquisa Ipespe/Abrapel, 36% dos eleitores acreditam que a postura de Bolsonaro e de seus apoiadores no 7 de setembro revela que o presidente não aceitará o resultado das urnas caso não seja reeleito. 51% disseram acreditar que ele aceitará o resultado, mesmo que perca. 12% não souberam ou não responderam.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.