André Janones conversou com Lula nesta tarde de sexta-feira (29)
Divulgação: Câmara dos deputados - 22/03/2022
André Janones conversou com Lula nesta tarde de sexta-feira (29)

Após receber um telefonema do  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta sexta-feira, o  deputado federal André Janones (Avante) disse ao GLOBO que a aliança com o petista "caminha para dar certo" e que ambos devem se reunir na próxima quinta-feira para selar o acordo. A tendência é que Janones retire sua pré-candidatura à presidência da República ainda no primeiro turno da disputa ao Palácio do Planalto.

De acordo com a última pesquisa do Instituto Datafolha , Janones tem 1% das intenções de voto. O deputado disse que exigiu que Lula incorpore pelo menos três propostas suas ao plano de governo, o que seria condição indispensável para a composição. Entre os pleitos, estão a manutenção do valor de R$ 600 para o benefício do Auxílio Brasil, o pagamento da quantia em dobro para mães solteiras e a inclusão no sistema dos beneficiários do CadÚnico.

"Não quero ministérios, nem cargos. Se o Lula aceitar as minhas propostas, não tenho o que conversar. É óbvio que caminha para dar certo", disse o deputado.

Nas últimas semanas, o ex-presidente, que lidera as pesquisas de opinião, passou a trabalhar para ampliar ao máximo sua aliança para além da esquerda na tentativa de vencer as eleições no primeiro turno.

No levantamento do Datafolha desta semana, Lula tem 52% dos votos válidos e poderia vencer eleição no primeiro turno. No entanto, a vantagem do petista em relação à soma dos concorrentes está dentro da margem de erro do levantamento.

Janones se reuniu com Lula durante a passagem do petista por Brasília na primeira quinzena do mês. Ele foi levado ao encontro pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. A conversa foi mantida em sigilo.

Na terça-feira, durante sabatina na GloboNews, o candidato do Avante revelou que se reuniu com Lula. Na conversa, segundo Janones, Lula teria elogiado a sua trajetória e a sua "teimosia", mas não pediu para que ele retirasse a candidatura.

No dia seguinte, Gleisi ligou para Janones e o convidou para um novo encontro com Lula. Depois disso, ele e o candidato do PT passaram a dialogar pelas redes sociais.

Na quinta-feira, Janones fez uma postagem no Twitter e no Facebook em que explicava que decidiu se lançar ao cargo para combater a insegurança alimentar e instituir um benefício social permanente no Brasil, causa que Lula disse abraçar também. “Fico feliz. Essa também é a causa que me motiva na política, estamos juntos nisso. Vamos conversar”, comentou Lula na postagem.

Nesta sexta-feira, o deputado disse que aceitava conversar com Lula. “Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar @lulaoficial”, postou.

Em resposta à publicação, Lula afirmou que “política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum”. E avisou: “Vou te ligar. A ideia no PT é a de que sempre há tempo para fazer uma aliança antes do início do calendário eleitoral oficial.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!